Você pode ser o melhor profissional do ramo, expert na área, dotado de habilidades técnicas que diferenciam você da concorrência, entregando tudo no prazo. Mas isso não basta.
O mundo corporativo valoriza cada vez mais as soft skills. Classificadas como habilidades do futuro, são subjetivas e têm base comportamental. Tudo que abrange criação, educação, experiências, cultura e capacidade de conviver em grupo passa a ser considerado como diferencial no ambiente corporativo.
Enquanto as hard skills são avaliadas de maneira objetiva, são puramente técnicas e baseadas no ensino profissional, desenvolvidas em cursos com livros ou apostilas e avaliadas em processos seletivos, as soft skills estão presentes no dia a dia, no convívio, na conduta profissional.
Exemplos de soft skills em alta no mercado
- Colaboração: saber trabalhar bem em grupo
- Flexibilidade: saber se adaptar às mudanças
- Trabalhar sob pressão: gerenciar estresse sem perder o foco
- Comunicação eficaz: ouvir atentamente e se comunicar de maneira clara
- Orientação para resultados: atingir o resultado final da maneira mais eficaz possível
- Liderança de equipe: saber como motivar e engajar grupos
A maneira como você se comporta no ambiente de trabalho também faz a diferença, cada vez mais, nos rumos da sua carreira.
Quais as 15 habilidades para desenvolver?
A seguir, listamos as 15 habilidades que os candidatos precisam desenvolver para conseguir se destacar no mercado de trabalho. São características que podem ser adquiridas com o passar dos anos de trabalho, desde que haja uma verdadeira percepção.
- Comunicação eficaz
- Escrita
- Empatia
- Colaboração
- Organização ou planejamento
- Flexibilidade
- Resiliência
- Trabalhar sob pressão
- Capacidade de resolver problemas
- Pensamento criativo
- Relacionamento interpessoal
- Liderança
- Visão geral de negócio
- Negociação
- Ética
O importante é ter em mente que as soft skills são reflexo de um desenvolvimento contínuo e sempre sujeito a aperfeiçoamento. Assim sendo, vale a pena buscar fortalecer e reconhecer as capacidades de acordo com o autoconhecimento e as exigências do mundo corporativo atual.