Ter o RH 4.0 como tendência para as empresas pode ser ótimo para melhorar o rendimento. Além disso, ela pode gerar vantagens em várias etapas do processo de gestão. Agora, resta saber do que se trata esse conceito e o que muda na prática.
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O que é e como funciona?
De início, é uma forma de tornar as tarefas da área melhores com os meios digitais. Dessa maneira, se usa a automação e digitalização no setor para poder alcançar esse objetivo.
Pode-se dizer que essa tendência funciona como uma quarta versão da Revolução Industrial. Assim, o mundo atual tem uma necessidade maior de estar conectado e automatizado.
Automatizar é o ponto chave
É por essa palavra que toda a ideia de revolucionar passa no setor de RH. Como resultado, ele tem um papel crucial nas companhias. Nesse sentido, torna-se comum o uso de tecnologia para tornar tarefas manuais, digitais.
O que muda com o RH 4.0?
A grande mudança sobre essa nova fase está nessa transformação digital. Assim, vale dizer que esse novo momento leva em conta três pontos de destaque:
- Era funcionário-cliente;
- Transformação em meios digitais;
- Mudanças de comportamento.
Outro ponto importante é que ainda não se vê a necessidade de dispensar os recrutadores. Então, o cenário mais perto do real é o da tecnologia como acessório para tornar as ações mais eficientes.
Quais são as principais tendências?
Em geral, várias funções ligadas a essa fase vão ganhar novos significados. A princípio, as medidas do setor na versão 4.0 vão ter como base quatro tendências, as quais você confere em seguida:
Pessoas versáteis
Trata-se de ter profissionais capazes de fazer mais de uma função ao longo das atividades. Do mesmo modo, devem estar aptos a acompanhar as inovações, bem como, serem flexíveis às mudanças.
Gestão feita de forma descentralizada
O RH 4.0 dá maior foco para que as equipes sejam mais autônomas e envolvidas. Dessa forma, isso faz com que as tarefas sejam feitas de modo integrado graças à tecnologia.
Cultura organizacional mais forte
O setor passa a dar uma força muito maior para a marca que trabalha com ele. Afinal, isso ocorre graças ao seu alinhamento com o momento de digitalizar e gerar automação nas ações.
Trabalho feito de modo integrado
Esse ponto se relaciona muito com o da gestão e trata do uso dos recursos online. Dessa maneira, torna-se possível executar os projetos e, por fim, aumenta muito a produtividade.
Como aplicar o RH 4.0 na prática?
Poder aplicar esse novo modelo quer dizer levar em conta as novas ferramentas. Ainda assim, é possível tomar certas atitudes para fazer a transição para essa nova fase. Agora, veja quais são elas:
- Adaptar o estilo de liderança para a nova versão;
- Levar em conta o modelo mental;
- Tornar a experiência dos colaboradores uma prioridade;
- Atualizar as tecnologias e os recursos usados.
O primeiro ponto, por exemplo, mostra que junto das tecnologias, é preciso desenvolver pessoas. Dessa forma, é preciso adaptar o líder para que pratique ações com base em empatia.
Isso tem relação direta com o detalhe do modelo mental, ou mindset, como muitos conhecem. Acima de tudo, o ideal aqui é estimular uma ideia que foque em inovação.
Experiência como prioridade no RH 4.0 e recursos atualizados
O ponto a seguir trata da experiência do colaborador, que deve ser priorizada. Assim, eles vão se sentir mais valorizados e vão acabar produzindo mais por estarem satisfeitos.
Vale falar também sobre a importância de atualizar a tecnologia dentro desse setor. Por exemplo, aderir à nuvem e aplicações que integrem os processos são opções viáveis.
As vantagens dessa nova versão do RH
Poder usar um software de gestão ou capacitar a equipe gera muitas vantagens para a empresa. Nesse sentido, saiba quais são e os pontos que cada uma delas aborda.
- Menor burocracia;
- A comunicação melhora;
- Maior abertura para a estratégia.
Essas são apenas algumas e ainda vale citar outras como a melhora na produtividade. Do mesmo modo, esse novo momento do setor gera benefícios para encaixar os melhores colaboradores para cada tipo de vaga.
Aplicar RH 4.0 quer dizer lidar com desafios
Como deu para notar, essa nova fase pode melhorar muito a forma da marca operar. No entanto, aplicar essa ideia na prática não é fácil e requer lidar com desafios. A princípio, tem a questão da adaptação e também o mindset que deve mudar.Isso não quer dizer que é impossível de fazer na prática nos dias de hoje. Afinal, essa é uma tendência que dá muitas vantagens para quem consegue fazer funcionar. Como resultado, a companhia vai sair na frente da concorrência pela sua gestão.
Foto de Sora Shimazaki em Pexels