A procrastinação é um problema para a maioria dos profissionais. As distrações e principalmente o ambiente em que está trabalhando podem contribuir com a procrastinação facilmente, diminuindo muito a produtividade.
Depois do home office ter se tornado ainda mais comum depois da pandemia, os níveis de procrastinação dos profissionais passou a ser uma das preocupações das empresas.
Se você é gestor e está buscando uma forma de ajudar a sua equipe a evitar a procrastinação no trabalho, este post é para você!
Listamos aqui algumas dicas para você aproveitar o gerenciamento da sua equipa, para evitar problemas com a produtividade de todos.
Confira!
Observação
O primeiro passo para ajudar na melhoria do desempenho da sua equipe, é observar a forma como cada colaborador está se saindo. Comece analisando a quantidade e a qualidade das entregas.
Geralmente, profissionais que dão muitas desculpas para fazer as entregas, ou levam muito mais tempo do que o necessário, podem estar tendo problema com procrastinação.
Para conseguir identificar ainda mais facilmente os profissionais que apresentam esse perfil, você pode estabelecer metas ou indicadores de performance individual para acompanhar o trabalho de cada um.
Conversa e estímulo
Depois de observar e identificar os profissionais que podem estar tendo problema com a procrastinação, chame-os para uma conversa e pergunte como você pode ajudá-los.
Mas nesse momento também é importante que você já tenha ideia do que pode resolver essa improdutividade. Mostre-se disposto a ajudar e também deixe claro as melhorias que você gostaria de ver.
Gerenciamento de tempo
A gestão de tempo, por muitas vezes, é um dos fatores em torno da procrastinação. Quando você não define seu tempo ativo no trabalho para uma determinada demanda, é como se contasse com a sorte para finalizá-la.
É preciso ter claro o tempo gasto para cada demanda. Uma forma para evitar o mau gerenciamento de tempo é definir as tarefas em partes, para respeitar o tempo que cada uma pode levar.
Como gestor, você pode indicar métodos e ferramentas para esse controle de tempo, como alguma metodologia ágil.
Motivação
A motivação é outro fator que pode estar ligado à procrastinação. Profissionais engajados e felizes com seu trabalho dificilmente apresentarão problemas com improdutividade.
Nesse sentido, como gestor, você pode repassar, com o seu colaborador, as principais tarefas que ele precisa executar e mostrar como elas se encaixam nos objetivos macros da empresa.
Quando o profissional entende a realmente importância do que ele está fazendo, é muito mais fácil ele se manter motivado, pois entenderá a utilidade do seu trabalho para a companhia.
Treinamentos
Os treinamentos são ótimas formas de manter a produtividade da sua equipe, você sabia?
Treinamentos diversos sobre gestão de tempo, definição de prioridades, técnicas de concentração, entre outros, podem contribuir para que seus funcionários valorizem mais a empresa e procrastinem menos.
Além disso, é com esses treinamentos que eles poderão desenvolver novas habilidades para melhorar a produtividade durante o trabalho.
Feedback
A cultura de feedback deve estar presente em todas as empresas. Manter os profissionais informados sobre o seu desempenho é indispensável para que possam suprir com as expectativas do negócio.
Defina um período recorrente para esses feedback. Geralmente, o tempo que muitos gestores definem está relacionado com a forma de trabalho da área.
Se a sua equipe trabalha em formato de sprint, você pode marcar uma conversa breve de 15 minutos com cada um após a finalização de uma sprint, levando os pontos positivos e o que podem melhorar para a próxima.
Negócio foto criado por katemangostar – br.freepik.com