Quer saber como você pode ajudar a sua equipe a evitar a procrastinação no trabalho? Acesse este conteúdo e confira as principais dicas.

Saiba como apoiar sua equipe a evitar a procrastinação no trabalho

A procrastinação é um problema para a maioria dos profissionais. As distrações e principalmente o ambiente em que está trabalhando podem contribuir com a procrastinação facilmente, diminuindo muito a produtividade.

Depois do home office ter se tornado ainda mais comum depois da pandemia, os níveis de procrastinação dos profissionais passou a ser uma das preocupações das empresas.

Se você é gestor e está buscando uma forma de ajudar a sua equipe a evitar a procrastinação no trabalho, este post é para você!

Listamos aqui algumas dicas para você aproveitar o gerenciamento da sua equipa, para evitar problemas com a produtividade de todos.

Confira!

Observação

O primeiro passo para ajudar na melhoria do desempenho da sua equipe, é observar a forma como cada colaborador está se saindo. Comece analisando a quantidade e a qualidade das entregas.

Geralmente, profissionais que dão muitas desculpas para fazer as entregas, ou levam muito mais tempo do que o necessário, podem estar tendo problema com procrastinação.

Para conseguir identificar ainda mais facilmente os profissionais que apresentam esse perfil, você pode estabelecer metas ou indicadores de performance individual para acompanhar o trabalho de cada um.

Conversa e estímulo

Depois de observar e identificar os profissionais que podem estar tendo problema com a procrastinação, chame-os para uma conversa e pergunte como você pode ajudá-los.

Mas nesse momento também é importante que você já tenha ideia do que pode resolver essa improdutividade. Mostre-se disposto a ajudar e também deixe claro as melhorias que você gostaria de ver.

Gerenciamento de tempo

A gestão de tempo, por muitas vezes, é um dos fatores em torno da procrastinação. Quando você não define seu tempo ativo no trabalho para uma determinada demanda, é como se contasse com a sorte para finalizá-la.

É preciso ter claro o tempo gasto para cada demanda. Uma forma para evitar o mau gerenciamento de tempo é definir as tarefas em partes, para respeitar o tempo que cada uma pode levar.

Como gestor, você pode indicar métodos e ferramentas para esse controle de tempo, como alguma metodologia ágil.

Motivação

A motivação é outro fator que pode estar ligado à procrastinação. Profissionais engajados e felizes com seu trabalho dificilmente apresentarão problemas com improdutividade.

Nesse sentido, como gestor, você pode repassar, com o seu colaborador, as principais tarefas que ele precisa executar e mostrar como elas se encaixam nos objetivos macros da empresa.

Quando o profissional entende a realmente importância do que ele está fazendo, é muito mais fácil ele se manter motivado, pois entenderá a utilidade do seu trabalho para a companhia. 

Treinamentos

Os treinamentos são ótimas formas de manter a produtividade da sua equipe, você sabia?

Treinamentos diversos sobre gestão de tempo, definição de prioridades, técnicas de concentração, entre outros, podem contribuir para que seus funcionários valorizem mais a empresa e procrastinem menos.

Além disso, é com esses treinamentos que eles poderão desenvolver novas habilidades para melhorar a produtividade durante o trabalho.

Feedback

A cultura de feedback deve estar presente em todas as empresas. Manter os profissionais informados sobre o seu desempenho é indispensável para que possam suprir com as expectativas do negócio.

Defina um período recorrente para esses feedback. Geralmente, o tempo que muitos gestores definem está relacionado com a forma de trabalho da área. 

Se a sua equipe trabalha em formato de sprint, você pode marcar uma conversa breve de 15 minutos com cada um após a finalização de uma sprint, levando os pontos positivos e o que podem melhorar para a próxima.

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