A organização pessoal pode ser um grande desafio. Contudo, não se desespere, pois é possível que você aproveite todos os seus benefícios em sua vida. Portanto, acompanhe este artigo até o final e conheça algumas dicas para estimular a sua organização pessoal.
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Por que ter organização pessoal é importante?
Saber coordenar a própria vida é um sinônimo de produtividade. De modo geral, essa prática influencia no bem-estar, porque, ao administrar melhor a sua rotina, você gera benefícios essenciais, como:
- Aumento do tempo livre para estar com a família e os amigos;
- Diminuição do stress por causa de imprevistos;
- Menor perda de tempo tentando encontrar coisas;
- Evita uma sobrecarga no dia a dia;
- Maior controle dos prazos e atividades.
Ter organização pessoal é elementar, principalmente na vida adulta, para que seja possível a concretização dos seus planos de forma rápida e eficiente. Além disso, por meio do gerenciamento das suas atividades, as tarefas se tornam mais fáceis.
Personal Organizers: os profissionais da organização pessoal
O talento organizacional é algo tão fundamental que, atualmente, existe uma profissão com especialidade em vender técnicas para manter a ordem e planejar ações. Dessa forma, os personal organizers ajudam pessoas a gerenciarem a sua rotina e se tornarem mais produtivas na vida.
A organização pessoal inclui o seu interior
A mente e o emocional impactam muito mais a capacidade de organização cotidiana que técnicas exclusivamente físicas para ordenar os objetos pessoais e compromissos. Ou seja, a sua habilidade em manter a organização dos seus materiais e obrigações é apenas um dos fatores da organização interna. Então, isso demonstra a relação da saúde mental com a produtividade no trabalho.
Dicas para ter organização pessoal
Sem disciplina é impossível se orientar e conseguir cumprir as funções com atenção. Por meio dessa qualidade, é possível ser mais produtivo na vida pessoal e no trabalho. No entanto, é preciso mudar alguns hábitos e seguir algumas dicas:
- Anote tudo, de preferência em uma agenda;
- Execute uma tarefa por vez;
- Planeje as suas atividades com antecedência;
- Não procrastine;
- Utilize aplicativos que auxiliam em manter o foco e ter mais organização.
Tente lidar com as tarefas diárias de uma forma mais eficaz, sem permitir que a desorganização envolva a sua casa e ambiente de trabalho. Afinal, quando as coisas estão em desordem, fica muito difícil tomar atitudes para coordenar a rotina.
Perceba aquilo que o atrapalha na sua organização
Você deve identificar todos os fatores que o desorganizam, como os atrasos para chegar ao trabalho ou a dependência de pessoas que não cumprem prazos. Assim, será possível definir ações para combatê-los. Logo, uma atitude fundamental é aprender estratégias de gestão de tempo.
Determine as suas prioridades
Saiba identificar os seus projetos urgentes, quais são importantes, mas você pode fazer no dia seguinte, e aqueles que são para a próxima semana. Desse modo, será possível planejar e focar em eliminar as tarefas urgentes e importantes e reduzir as circunstanciais. Agora, assista a esse vídeo sobre 35 dicas de organização para um viver mais leve.
Como a organização pessoal afeta o profissional?
A falta de organização pessoal prejudica a realização das atividades profissionais. Portanto, a dispersão, que é um hábito que se inicia na mente, afeta a capacidade de dar continuidade aos planos e ter a devida atenção.
Alguns sintomas de desorganização mental, como por exemplo a ansiedade no trabalho, se expandem para o nível emocional e impedem você de cumprir os compromissos.
Adote um espaço home office
É extremamente importante criar um espaço reservado em casa para o trabalho home office, como um escritório particular. Por isso, não misture os seus objetos profissionais com os domésticos. Dessa forma, você reproduz o ambiente de uma empresa.
Defina um plano de organização pessoal para atingir metas
Analise as suas ações no dia a dia e veja se elas o aproximam de alcançar os seus objetivos de forma consciente. Contudo, isso não significa trabalhar sem descanso, mas ter um planejamento que permita diminuir o tempo de trabalho e aumentar a produtividade.
Documente os resultados
Você aumenta o valor dos seus projetos e realizações ao documentar os resultados. Então, crie o hábito de anotar aquilo que já fez e quais serão os próximos passos. Assim, haverá a identificação de cada etapa e dos efeitos que conseguiram o aproximar das suas metas.
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