O ritmo do local de trabalho já não é mais o mesmo de alguns anos atrás. Em pouco tempo, um colaborador pode integrar uma equipe, entregar bons resultados e logo em seguida partir para um novo desafio em outra empresa.
Em outras palavras, conseguir manter o colaborador engajado na organização já tornou-se um dos grandes desafios dos líderes. O que muitos não sabem é que os esforços para manter esses colaboradores ativos começa já na integração.
A implementação de processo de onboarding já é uma realidade na maioria das empresas. As organizações já tomaram consciência da importância de um programa eficaz para tornar os novos colaboradores produtivos e engajados desde o início.
Aqui neste post você vai entender melhor como o processo de onboarding pode melhorar ainda mais a experiência das novas contratações em sua empresa.
Confira.
Menor curva de aprendizado
Para a maioria dos novos contratados, iniciar em um novo emprego representa, muitas vezes, o maior desafio que ele pode enfrentar dentro da empresa. Afinal, a quantidade de processos que precisa aprender pode ser assustadora no início.
Quando a empresa oferece um onboarding, a curva de aprendizado desses novos contratados é reduzida, pois o processo de imersão é capaz de envolvê-los na empresa em geral.
Assim, esses novos contratados tornam-se ligeiramente membros produtivos na empresa a partir dos conhecimentos adquiridos inicialmente no seu processo de integração.
Construção de confiança e alinhamento
Processos de onboarding bem estruturados informam e educam os novos funcionários sobre as práticas organizacionais, tornando os colaboradores desde o início em profissionais engajados com a cultura e a forma de trabalho da empresa.
Além disso, o onboarding é uma das etapas indispensáveis para que os novos colaboradores possam se aproximar da alta administração, mostrando o quanto os líderes são acessíveis, construindo confiança para ambas as partes.
Maior engajamento dos colaboradores
Ao participar de um processo de onboarding, os novos colaboradores conseguem se sentir bem acolhidos no ambiente logo de início, contribuindo para que tenham mais facilidade em entender o modelo de negócio.
Além disso, os novos colaboradores também se sentirão mais motivados a entregar bons resultados, pois já estarão integrados à cultura da empresa, tendo desenvolvido um sentimento de pertencimento.
Facilidade de conformidade das políticas internas
Cada empresa tem a sua forma de trabalhar, suas políticas internas, regras para a utilização dos equipamentos e muito mais.
O onboarding é a etapa para familiarizar quem está chegando à empresa, para ensiná-los e orientá-los, principalmente, acerca das regras gerais do modelo de negócio.
Colaboradores bem instruídos quanto às questões burocráticas e sistemáticas da empresa, dificilmente terão problemas no futuro.
Fortalecimento da cultura organizacional
Para quem está chegando na empresa, nem sempre é fácil absorver o clima e a cultura organizacional da empresa. Mas isso é claro, considerando muito mais do que apenas entender a dinâmica do trabalho.
O onboarding tem uma grande importância ao favorecer a compreensão por parte dos novos contratados em conhecer de fato a quem se reportar e quais as próprias responsabilidades durante sua rotina.
Não só o RH auxilia nessa etapa, mas também os próprios líderes, que têm um papel fundamental no apoio em seu início de jornada na empresa.
Diminuição de rotatividade dos profissionais
Quando um colaborador sai da empresa, independente do motivo, essa ação vai afetar negativamente os resultados financeiros, bem como a própria imagem da empresa.
Implementar um processo de onboarding é uma das melhores formas para garantir a fácil adaptação dos colaboradores desde o início, deixando ao seu dispor as linhas de comunicação para conseguir mantê-los engajados a longo prazo.
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