A transformação do mercado em digital já é uma realidade, sua importância para o futuro está no fato de que a evolução tecnológica é uma resposta humana para soluções de problemas encontrados ao longo do nosso próprio desenvolvimento.
Foi o avanço tecnológico banda larga, ao longo de uma década, que além de expandir a rede, ter mais velocidade, barateou os custos conectando um maior número de internautas, possibilitando a criação de uma nova cultura e de um novo mercado.
Na realidade trata-se de uma mudança no modo como interagimos, na qual a internet é um local de “ação e comunicação social”.
Nestas duas décadas desde o ano de 2000, o desenvolvimento dessa cultura digital abriu espaço para a abertura de um mercado digital dinâmico e interativo, no qual as relações comerciais ocorrem pela conversação em uma via de mão dupla entre fornecedores e consumidores através de plataformas de forma interativa 24 horas.
Nos últimos dois anos a pandemia só antecipou as realidades que o futuro reservava para o mercado digital, as formas de entrega e pagamento dos produtos tiveram que ser revistas ou alteradas.
O que trouxe ganhos enormes para os consumidores como por exemplo, a criação do PIX, onde os consumidores podem transferir recursos sem pagar taxas.
Afinal existe uma certa sincronia entre a expansão do mercado digital e a evolução da tecnologia, pois cada vez que o mercado digital encontra um problema uma nova tecnologia emerge para garantir novas experiências aos consumidores deste mercado.
1. Amplia o desenvolvimento das tecnologias
O mercado digital funciona por meios tecnológicos, começando pelo uso da própria internet, de notebooks, smartphones, que proporcionam às pessoas a possibilidade de se conectarem a sites do mundo todo, as redes sociais, a empresas.
Toda essa conectividade acontece em “espaços que ultrapassam fronteiras físicas, idiomas e culturas, nos quais as pessoas se identificam com os grupos, se conectam em função de objetivos e interesses”.
O que acontece no mercado digital é a compra e venda ou troca de produtos e, ou serviços no espaço virtual, internet.
As empresas tiveram que modificar suas metodologias de vendas nesses espaços virtuais, porque os comportamentos de seus consumidores também se modificaram, o relacionamento com o cliente se tornou algo imprescindível para captar leads novos e fidelizar antigos.
A maioria da população que tem acesso à internet passou a assistir séries por streaming, acham mais prático comprar online, gostam de poder aprender sobre qualquer assunto em um clique, gostam de compartilhar experiências.
Essa praticidade abriu um mercado bem amplo de possibilidades, criando alternativas para os problemas ou reinventando novas maneiras de resolver velhos problemas.
Além disso, o mercado digital amplia o desenvolvimento de novas tecnologias porque existe uma via de mão dupla, enquanto a tecnologia cria as possibilidades para o crescimento do mercado, a força do mercado impulsiona a invenção de novas tecnologias.
Segundo a ONU, mais da metade da população mundial já está conectada, e a maior parte desse acesso é feito por aparelhos móveis, este é só um dos exemplos, da sincronia que existem entre as tecnologias e o mercado digital.
2. Promove transparência à sociedade
Por causa dessa mudança cultural, “novos personagens passam a fazer uso dessa nova maneira de resolver problemas, por meio de novas ferramentas e metodologias, surgindo novos projetos empreendedores, novos talentos e líderes”.
A pandemia nos pôs à prova de muitas maneiras, o mercado digital teve que se adequar o mais rápido que pode a nova realidade, é claro que as oportunidades que surgiram também geraram novos problemas a serem resolvidos, entretanto o mercado tem sido um aliado das pessoas, colaborando principalmente no setor de consumo.
Por isso, as empresas precisam compreender a atual situação do mercado digital, para gerar oportunidades satisfatórias para seus futuros negócios no mercado.
Mas você deve estar se perguntando como observar a atual situação do mercado digital?
Existem ferramentas metodológicas para analisar o mercado digital:
- Analisar as formas de consumo, a análise de métricas e indicadores de desempenho, ou KPIs.
- Observar as pesquisas já realizadas por instituições de renome em todo o mundo, como a ONU, sites como o do IBGE, governos, universidades.
- Análise das tendências do mercado digital, o movimento tecnológico, as inovações tecnológicas são o propulsor do mercado digital, por isso, também são um complemento para compreender a atual situação do mercado digital.
As tecnologias que movem o mercado digital nasceram com propósitos interativos que permitem e até exigem a conectividade entre si, a análise do próprio volume de dados que é posto em nuvem possibilita a transparência dos processos.
Os dados propiciam informações que podem ser úteis em diversas direções de planejamento para sua empresa, tanto no presente como no futuro.
3. O fortalecimento da cultura digital
Como vimos até agora o mercado digital nasceu de uma necessidade, as pessoas queriam um novo jeito para se comunicar para resolver problemas, e através do uso de novas tecnologias surgiu a cultura digital.
O mercado digital fortalece a cultura digital porque ao aprimorar as experiências dos consumidores faz com que mais pessoas queiram ter essas experiências, contribuindo não só para a expansão da cultura digital, como também do próprio mercado.
A base do mercado digital está alicerçada em três pilares: pessoas, cultura e tecnologia, sem as quais ele perde sua finalidade.
As Pessoas – Sem as pessoas não existiria mercado digital, ele nasceu da necessidade de novas soluções para o consumo. Para desenvolverem experiências positivas no mercado as empresas devem lidar com duas questões:
- De um lado com seus funcionários com desafios em treinar, engajar, promover o bem-estar de seus colaboradores para cultivar e reter talentos.
- Ao mesmo tempo tem o desafio de cativar, fidelizar os leads, entender a jornada do cliente, suas expectativas.
Neste relacionamento o colaborador e o cliente através das tecnologias integradas, smartphones, notebooks, redes sociais, sites, softwares, plataformas que fazem toda a magia do mundo digital acontecer.
Cultura digital – O mercado digital exige uma cultura digital, ou seja, sua empresa precisa ter uma cultura organizacional voltada para o modelo digital, no qual os processos envolvidos exigem agilidade.
- Ter um ambiente colaborativo e criativo com bastante autonomia, no qual os colaboradores devem se envolver com os clientes de forma dinâmica para criar soluções, o foco deve ser a jornada do cliente.
- Precisa deixar as soluções analógicas e migrar para as digitais, um exemplo bem simples disso tem sido que até vendedores ambulantes tem usado o PIX para atrair clientes.
Tecnologia – Sem uma tecnologia eficaz para lidar com o enorme volume de dados que a internet gera seria impossível ter um mercado digital, por isso existem tecnologias que sustentam o mercado digital.
- Big Data Analytics – software que é capaz de coletar, analisar e comparar gigantesco arcabouço de dados.
- Internet das coisas – são os dispositivos que quando conectados, se comunicam e transferem dados pela rede sem interação humana direta, como sensores de segurança, câmeras de vigilância, smartphones, dispositivos vestíveis, como smartwatches e eletrodomésticos.
- Inteligência artificial – a nuvem desempenha um papel crucial no aprimoramento do poder de aplicativos que incorporam a inteligência artificial, usando serviços que usam poderosos mecanismos cognitivos para processar dados estruturados e não estruturados, por exemplo, usa-se IA em programas de automação, em mecanismos de busca da internet e nos algoritmos de redes sociais.
Os três pilares sustentam o mercado digital, se completam, se aprimoram, estão conectados é impossível ter sucesso no mercado sem compreender esta ligação.
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