O Marketing pessoal é essencial para crescer na carreira?

O marketing pessoal é uma ótima ferramenta para avançar na carreira, seja dentro de uma empresa ou de maneira autônoma. Por isso, é essencial saber como aplicar essa estratégia para o desenvolvimento profissional.

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O que é Marketing Pessoal?

Essa é uma estratégia que tem como objetivo fortalecer a imagem de um profissional, e assim inspirar confiança em suas capacidades técnicas. Para tanto, é preciso trabalhar diversos aspectos tanto pessoais, como técnicos, tais como:

  • formação;
  • imagem pessoal;
  • soft skills;
  • comunicação;
  • autoconfiança.

Um erro comum sobre o tema é pensar que isso só importa para quem trabalha por conta própria ou busca emprego.

Ao contrário, aplicar o marketing pessoal é essencial para quem trabalha em qualquer nível de uma organização. Dessa forma, poderá ser visto como referência perante os colegas e pode ser um diferencial ao tentar uma promoção dentro de um plano de carreira.

O marketing pessoal é importante também para quem já tem um cargo estável e quer crescer em uma empresa. Imagem de Sora Shimazaki no Pexels

Quais são os principais elementos do marketing pessoal?

Mesmo que se tenha uma ótima formação, é preciso saber como divulgar as suas competências. Para isso, primeiro é necessário conhecer bem os pontos fortes e fracos e saber como usar isso para crescer na carreira.

Autoconhecimento

Esse é um dos pilares para começar a aplicar o marketing pessoal, uma vez que a partir daí é possível definir prioridades. Dessa forma, um bom recurso é mapear as habilidades que possui, além daquelas para as quais colegas pedem ajuda com frequência. 

Na sequência, é preciso identificar também os seus pontos fracos, ou seja, as dificuldades que tem no dia-a-dia, tais como:

  • organização;
  • delegar tarefas;
  • uso de tecnologias.

Com base nisso, pode definir meios para melhorar esses pontos e sanar aquilo que atrapalha na rotina. Por fim, é preciso saber quais os seus objetivos na carreira e quais as competências já tem e quais precisa acrescentar.

Comunicação

Outro ponto muito importante que impacta na forma como as pessoas enxergam um profissional é a capacidade de comunicação. Isso inclui não só a fala, mas também a linguagem corporal. 

Nesse contexto, além de procurar meios de melhorar a sua oratória, é preciso observar como está a postura ao falar com alguém, sobretudo em um encontro presencial. Assim, o ideal é manter o tronco voltado para a pessoa, descruzar os braços e manter contato visual.

Apresentação pessoal

Esse é um item que também ajuda a compor a imagem que o público externo tem sobre um profissional, uma vez que é o primeiro impacto. Por isso, é essencial entender como é o meio em que está inserido, se mais formal ou informal para escolher um traje adequado. 

Na dúvida sobre a melhor opção caso não conheça bem o local, uma sugestão é usar itens mais básicos em cores neutras, que não chamam tanto a atenção. Ainda, os cuidados pessoais, como cabelos alinhados e uma maquiagem discreta também ajudam.

Uso das redes sociais 

Uma boa maneira de se promover é por meio da criação de um perfil nas redes sociais, em que se possa destacar suas competências e conquistas. Inclusive, esse já é um meio utilizado no recrutamento online, onde pode haver a busca ativa por novos talentos.

Para isso, é possível usar redes já  tradicionais para o networking, como é o caso do LinkedIn, por exemplo. Mas outras como o Instagram também podem trazer bons resultados, em especial para quem busca atrair clientes próprios, como:

  • médicos;
  • advogados;
  • designers.

Usar as redes sociais é uma boa forma de desenvolver o marketing pessoal. Imagem de Airam Dato-on no Pexels

Como melhorar o marketing pessoal?

Além de conhecer bem as suas competências e saber mostrá-las aos demais, também é importante investir na atualização. Dessa forma, tem mais recursos para aplicar no dia-a-dia, além de poder dividir com sua rede de contatos. 

Manter um bom networking também é um ponto importante, porque por meio disso é possível receber indicações para novas posições. Com isso, é possível estruturar uma imagem sólida no mercado de trabalho e também atingir melhor remuneração.
Por fim, ter um bom relacionamento com clientes e colegas de trabalho também é vital para o marketing pessoal. Afinal, nas redes sociais é possível receber recomendações quando presta um bom serviço ou é destaque em uma tarefa, o que ajuda no marketing pessoal.


Imagem de cottonbro studio disponível em Pexels.