Livros sobre produtividade são populares entre quem busca posições de prestígio social, pois o fluxo intenso de informações e a tecnologia digital, aliados à competitividade no mercado de trabalho, condiciona muitos a tentarem fazer tudo, o que gera frustrações.
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Quais são os melhores livros sobre produtividade?
Há muitos livros sobre o tema, mas 10 deles se destacam entre os leitores e estudiosos do assunto. Portanto, os títulos sobre produtividade e os autores são os seguintes:
- “Scrum: A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo”, de Sutherland;
- “A Técnica Pomodoro”, de Francesco Cirillo;
- “Produtividade Máxima”, de Tamara Myles;
- “A Arte de Fazer Acontecer”, de David Allen;
- “Produtividade Para Quem Quer Tempo” – Geronimo Theml
- “Trabalhe 4 Horas por Semana”, de Timothy Ferriss;
- “Rápido e Devagar”, de Daniel Kahneman;
- “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg;
- “Super Better”, de Jane McGonigal;
- “Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes”, de Stephen Covey.
Livros sobre produtividade não são sobre aumentar o volume de trabalho, mas sim sobre selecionar o essencial. Imagem de Diana Grytsku do site Freepik.
Dois pensamentos
Em “Rápido e Devagar”, um dos livros sobre produtividade, Daniel Kahneman mostra que o cérebro tem dois modos de operação opostos, contudo complementares.
O primeiro, desse modo, é um pensamento rápido, que resulta de emoções e intuição, o outro é o devagar, que vem da lógica.
Uma percepção diferente sobre o trabalho
No livro “Trabalhe 4 Horas por Semana”, Timothy Ferriss desafia o leitor a pensar em trabalhar por bem menos tempo, a fim de gozar mais dos momentos de lazer. Isto é, rompe com a ideia de ocupar-se demais para acumular capital e só curtir a vida na aposentadoria.
Ferriss apresenta vários estudos de caso e dicas, além do processo DEAL, que segue tais etapas:
- definir suas metas;
- eliminar as tarefas não essenciais;
- automatizar aquilo que não precisa ser feito por você;
- libertar-se para fazer o que sonha ao invés de esperar.
Produzir mais em menos tempo
Tamara Myles, no livro “Produtividade Máxima” discorre sobre o valor de ter organização pessoal no espaço do trabalho, bem como os contatos, os dados e os arquivos digitais.
A autora acredita que a pessoa deve organizar o mundo físico e virtual antes de planejar as tarefas. Depois, no planejamento, poderá elencar as atividades por prioridade e só então, iniciá-las. Isso evitará a sensação de não ter feito o suficiente no dia.
Quantidade não garante produtividade
Geronimo Theml também foca na organização em “Produtividade Para Quem Quer Tempo”. Ele defende a ideia de que não se mede o quão produtiva uma pessoa é pela quantidade de tarefas feitas.
De acordo com ele, em um dos grandes livros sobre produtividade, não é útil manter uma rotina de trabalho ou estudo atarefada que anule outras áreas da vida.
O fazer acontecer
A pesquisa de três décadas de David Allen, resultou no livro “A Arte de Fazer Acontecer”, onde apresenta a ideia GTD, do inglês “Getting Things Done”,ou seja “ter as coisas feitas”. Desse modo, o autor traz cinco etapas para a pessoa organizar as informações e agir:
- captura;
- clareza;
- organização;
- reflexão;
- engajamento.
Gamificação da vida
Jane McGonigal é designer de jogos e tem na sua obra “Super Better”, a proposta de tratar os objetivos da vida real como um jogo de videogame.
Em um dos livros sobre produtividade de maior sucesso, ela ensina a criar missões para cumprir, como em fases de um game para assim, chegar mais perto da alta produtividade.
Gerenciamento de tempo
O tema da produtividade está muito associado ao uso de métodos de gestão do tempo. Assim sendo, há dois autores que fizeram livros com o objetivo de presentear o leitor com ferramentas para organizar suas atividades.
Inspiração no despertador de cozinha
Francesco Cirillo, italiano, escreveu “A Técnica Pomodoro”, que traz um método de dedicação total seguido de relaxamento, usado não apenas nas grandes empresas, como também entre estudantes em fase de prova para vestibular.
Essa técnica consiste em trabalhar ou estudar com afinco por 25 minutos, em seguida, descansar por 5 minutos e repetir o processo por duas horas, por fim, descansar por 30 minutos. As pausas devem ser feitas independente de ter ou não concluído a tarefa.
Um dos livros sobre produtividade mais antigos, de 1988, traz a palavra italiana Pomodoro que lembra um timer de cozinha em forma de tomate. Foto de Hans do site Pixabay.
O autor programador
Jeff Sutherland adaptou um método que usava em seu trabalho e escreveu “Scrum: A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo”. Ou seja, uma técnica que consiste em segmentar um grande projeto em ações menores e realizá-las em curto prazo.
Há livros sobre produtividade que discutem hábitos?
Entre os livros sobre produtividade mais populares, há dois centrados em rotinas como “O Poder do Hábito” e “Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes”.
O primeiro título foi escrito pelo repórter investigativo Charles Duhigg, após um estudo de observação da vida de várias pessoas. Por isso, a obra retrata histórias reais, a fim de mostrar o que é um hábito, como ele surge, como transformá-lo ou criar um que seja bom.
Enquanto que Stephen Covey aborda em seu livro a liderança corporativa e discorre sobre esses 7 hábitos que considera os mais importantes para uma vida de alta performance:
- ter proatividade;
- saber seu objetivo;
- fazer o mais importante primeiro;
- aplicar a lógica de que todos ganham, ninguém perde;
- entender primeiro, ser entendido depois;
- criar sinergia;
- recalibrar quando necessário.
Ademais, Stephen traz essas informações de maneira muito didática e a obra pode ser lida na ordem que a pessoa quiser.
Existem livros sobre produtividade que complementam alguns dos anteriores?
Há livros sobre produtividade que se somam às ideias como: “Milagre da Manhã” e “Comece Pelo Mais Difícil”. Enquanto o primeiro conversa com a questão dos hábitos, das obras de Duhigg e de Covey, o segundo aborda mais rendimento, como Myles e Theml.
O “Milagre da Manhã”, de Hal Elrod, convida o leitor a acordar uma hora mais cedo e a adotar 6 exercícios matutinos, assim aprimora sua capacidade de mudar seus hábitos ao longo do dia. Isto não só irá ajudar na vida profissional, como também na pessoal.
Já “Comece Pelo Mais Difícil”, de Brian Tracy, diz para fazer a tarefa mais árdua primeiro para, assim, se sentir capaz de fazer as demais, que são mais fáceis. Ou seja, é uma obra contra a procrastinação no trabalho.
As obras complementares de um mesmo autor
Greg McKeown é outro escritor com obras famosas, cuja leitura de uma aprimora o entendimento da outra, que são “Essencialismo” e “Sem Esforço”.
O primeiro dos livros sobre produtividade, aconselha a ser uma pessoa essencialista, ou seja, que foca em uma tarefa por vez. Pois, segundo McKeown, alguém não essencialista tenta fazer muitas tarefas ao mesmo tempo e com isso, se perdem.
Em seguida, o autor lançou “Sem Esforço”, onde associa o conselho de facilitar as tarefas, reduzir as etapas de cada uma para o mínimo possível, desdobrá-la em checklists e associar recompensas.
Os livros sobre produtividade são lidos por quem?
Essas obras são lidas por quem busca aprender a usar o tempo para realizar o máximo de tarefas. Isto é, pessoas que não querem deixar as horas passarem, enquanto perdem oportunidades de crescimento profissional e pessoal.
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