Os livros de gestão são essenciais para quem deseja liderar com mais eficiência. Por isso, confira as melhores indicações de títulos de autores renomados, além de vantagens da leitura e motivos para aplicar as estratégias na sua empresa e fazer dela um sucesso.
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Por que ler livros de gestão?
Os livros de gestão ensinam uma liderança baseada em compreender os hábitos comportamentais das pessoas à sua volta.
Com a leitura, é possível aprender não só novas técnicas, mas também metodologias para pôr em prática com a sua equipe. Por isso, veja 3 vantagens de conhecer bons títulos sobre o assunto.
Esteja sempre capacitado
Conhecer o seu próprio ramo é essencial para o sucesso de um negócio. Por isso, os livros ajudam na formação da educação, ao passo que esclarecem desafios e estimulam novas formas de pensar.
Saia na frente da concorrência
Ler livros de gestão é estar um passo à frente dos seus concorrentes empresariais. Além disso, no Brasil, 52% da população é composta por leitores, de acordo com a pesquisa mais recente do Instituto Pró-Livro.
Com isso, apostar nos estudos pode ser um grande diferencial para uma empresa, a julgar pela vantagem que você possui ao ler um livro que a concorrência pode não ter lido. Por fim, também é uma forma de adquirir novas soft skills.
Ler pode ser um diferencial para a sua empresa, ainda mais os livros de gestão. Imagem de StockSnap no Pixabay.
Fonte de conhecimento acessível
Os livros nunca foram tão acessíveis como atualmente. Além das bibliotecas, há a internet para realizar uma compra sem sair de casa ou ainda fazer a leitura de um livro digital.
Leituras online
Hoje em dia, já é possível ler uma obra por meio do computador ou celular. Afinal, com um clique, é possível acessar qualquer eBook, inclusive títulos físicos que não tem tradução aqui no Brasil.
Bibliotecas
As bibliotecas armazenam imensas quantidades de livros de diversos autores, temas e histórias. Ademais, possuem acesso gratuito e fornecem espaço para leitura das obras. Por isso, é o ambiente perfeito para estudos.
Quais são os melhores livros de gestão?
Os melhores livros de gestão falam sobre os hábitos de comportamento dos seres humanos e como lidar da melhor forma com eles, a fim de criar equipes de sucesso. Por isso, confira 5 indicações de leitura para aprimorar a liderança.
1 – Rápido e devagar – Daniel Kahneman
O livro do vencedor do prêmio Nobel de Economia aborda o processo de tomada de decisão e demais ações mentais a partir de duas formas de pensar:
- intuitiva, rápida e emocional;
- lógica, lenta e racional.
A partir disso, então, o autor analisa a mente humana, traz reflexões e ensina estratégias para evitar erros na gestão de pessoas e da empresa como um todo.
Uma das observações feita por Daniel é o conceito de aversão à perda, que defende que uma pessoa se sente mais afetada quando perde do que quando ganha algo de valor semelhante.
Os dois sistemas são essenciais na vivência, mas é preciso entender qual o momento certo de usar cada um. Em um cenário de gestão, é importante ser cauteloso para tomar as decisões certas e não comprometer a equipe ou ainda o próprio negócio.
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2 – O gerente-minuto – Ken Blanchard e Spencer Johnson
Nesse título de 1982, os autores mostram três ferramentas de sucesso para utilizar no dia a dia da empresa, a fim de alcançar maior produtividade:
- objetivos – minuto;
- elogios – minuto;
- repreensões – minuto.
Isso significa que, de acordo com eles, um minuto é tempo suficiente para um gestor analisar e avaliar a sua equipe, bem como criar metas e objetivos. Logo, um funcionário que não sabe qual caminho percorrer ou onde chegar nunca estará motivado.
A obra foi tão bem-sucedida que uma nova edição foi lançada, moldada às empresas modernas, pois após 40 anos, o mundo ficou ainda mais rápido e o ambiente de trabalho mais tenso.
Gerir equipes é saber lidar com pessoas, algo que se aborda em muitos livros de gestão. Imagem de Mohamed Hassan no Pixabay.
3 – Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie
A obra de Dale Carnegie, de 1936, é um dos livros de gestão mais lidos e é visto como um clássico em gerir pessoas. Assim, Como fazer amigos e influenciar pessoas traz temas como:
- técnicas para lidar com os outros;
- como administrar uma equipe sem instaurar medo;
- qual a postura de um líder;
- importância do trabalho em equipe;
- gestão baseada em focar no melhor dos funcionários, sem duras repreensões.
Com isso, o autor defende que o sucesso de um negócio está ligado diretamente a uma boa relação interpessoal, seja essa com colegas ou até mesmo clientes. Mesmo após 80 anos, de fato, a obra permanece atual e de fácil aplicação em qualquer área da vida.
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4 – O gestor eficaz – Peter Drucker
Neste título, o renomado autor revela 5 hábitos que tornam um gestor eficaz e lembra a importância de sempre buscar o aperfeiçoamento.
A partir disso, de acordo com Peter, o gerente ideal é aquele que gerencia bem o seu próprio tempo e assim, consegue definir prioridades, bem como tomar decisões com precisão.
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5 – Empresas feitas para vencer – Jim Collins
O livro de Jim Collins apresenta os resultados de uma pesquisa que durou 5 anos sobre negócios que se tornaram bem-sucedidos após períodos ruins.
Este título explora as diferenças entre as empresas que crescem rumo ao sucesso, enquanto outras são fadadas ao declínio. Assim, o livro é dividido em três partes:
- pessoas disciplinadas;
- pensamentos disciplinados;
- ações disciplinadas.
O autor defende sobre ter as pessoas certas na empresa, a fim de focar no seu crescimento e na autonomia no trabalho. Ademais, a obra foca em expor estratégias e desafios para fazer um negócio crescer, com base na capacitação da equipe e dos gestores.
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Quais as vantagens dos livros de gestão?
Os livros de gestão, em sua maioria, têm linguagens de fácil entendimento e aplicação, o que torna o aprimoramento do profissional mais tangível. Ademais, as técnicas ensinadas podem ser aplicadas não apenas no trabalho, mas também na vida pessoal.
Onde comprar livros de gestão?
A compra de livros de gestão em formato impresso pode ser feita tanto online quanto em lojas físicas, como livrarias. Já os eBooks, por outro lado, são encontrados na internet e por um preço mais acessível.O importante é aprender e manter a busca por conhecimento. Assim, não só os colaboradores se beneficiam com uma gestão assertiva e foco no trabalho, mas também a empresa, por promover uma melhor qualidade do ambiente corporativo.
Imagem de StockSnap por Pixabay