Não importa em quais empresas você já trabalhou, mas é muito provável que em alguma delas você já tenha lidado com algum líder ruim, ou pelo menos, ouvido histórias de má liderança.
Esses exemplos de comportamento ruim de liderança é um dos fatores de desmotivação de funcionários e também a causa do desligamento de muitos deles.
Mas afinal, será que existe um passo a passo de como ser um bom líder? Ou então, será que existe alguma característica específica que faz uma liderança ser admirada por todos?
Com certeza, não há uma receita ideal para isso. Porém, existem alguns tributos dentro dessa área que facilmente são reconhecidos pelos colaboradores como exemplo de boa liderança.
Listamos alguns deles neste post, para você se inspirar e revolucionar a sua forma de gerir pessoas e trabalho.
Confira!
Visão clara
Todo bom líder deve ter uma visão clara sobre os objetivos da empresa e de qual caminho a equipe deve seguir para alcançá-los. E entender o panorama em que a empresa se encontra é o primeiro passo para isso.
Ao compreender os objetivos gerais do negócio, o líder vai conseguir identificar como a área liderada se encaixa na visão geral da empresa, podendo agir estrategicamente com cada colaborador e atividade.
Comunicação
A liderança está muito relacionada à forma como o líder trata seus subordinados, e a comunicação é o que pode dizer se ele está fazendo um bom trabalho.
Um líder exemplar deve ser capaz de se comunicar com a sua equipe de forma efetiva, independente da forma como faz, seja uma reunião em grupo ou individual.
O objetivo é compartilhar as informações de forma clara, para que os liderados possam trabalhar em unidade, caminhando todos para o mesmo objetivo.
Além disso, uma boa comunicação entre líder e subordinados é capaz de melhorar o clima no ambiente de trabalho, aumentando a confiança de ambas as partes.
Tomador de decisão
A incapacidade de tomar decisões ou permitir que ela se prolongue indefinidamente está entre as características de um líder ruim.
Lideranças exemplares, geralmente, são profissionais decisivos, ou seja, não ficam presos em análises por tempo indeterminado.
Mas esse ponto requer atenção. Isso não significa que esses profissionais devem tomar decisões apressadas para simplesmente dar andamento em um projeto.
Um bom líder é capaz de pesar as informações disponíveis, para tomar a melhor decisão com base nas circunstâncias.
Disponibilidade
Aqui nesse ponto, a disponibilidade está muito mais relacionada à acessibilidade do que em estar disponível sempre que alguém precisar.
Exemplos de liderança trabalham sempre com as portas abertas com os seus subordinados, fazendo com que se sintam à vontade para conversar sobre qualquer que seja o problema.
Um líder acessível tem mais confiança em seus funcionários e criam uma cultura moral elevada, garantindo um engajamento muito maior de sua equipe.
Cultura de feedback
Os funcionários precisam de feedback constante para saber não só o que podem melhorar, mas também para terem a certeza de que estão no caminho certo.
O feedback é uma ação fundamental dentro do ambiente de trabalho para promover o desenvolvimento dos colaboradores, pois dificilmente eles percebem quando precisam melhorar.
Assim, é dever do líder treiná-los e desenvolvê-los por meio de uma cultura sincera de feedback constante dentro da empresa, seja definido por um período ou por projetos.