No jovem aprendiz tem as chances de evitar os desafios do mercado de trabalho. Dessa forma, é possível ter o seu primeiro emprego e ainda fazer curso de especialização. Portanto, todos de 14 a 24 anos podem se inscrever e procurar uma vaga.
Leia também:
- Pautas importantes sobre o seu desenvolvimento profissional
- Como manter uma boa imagem profissional no mercado
- Cursos profissionalizantes: saiba quais as melhores opções e as que cabem no seu bolso
O que é o jovem aprendiz?
Trata-se de um programa feito por lei para ajudar a encontrar o primeiro emprego. Portanto, precisa ter de 14 a 24 anos para conseguir fazer parte e ganhar experiência no mercado. Assim, é necessário ter o contrato de aprendizagem registrado na carteira de trabalho com:
- Direitos trabalhistas;
- Previdenciários garantidos;
- Folga semanal;
- Salário mínimo.
Até os 18 anos do aprendiz as férias precisam se ajustar com as da escola. Portanto, é obrigatório estar matriculado em um colégio. Por fim, suas funções no cargo estarão de acordo com a empresa.
Horas trabalhadas
Um jovem aprendiz deve seguir a sua carga horária da maneira certa. Assim, quem está no ensino fundamental, não deve trabalhar mais do que seis horas por dia. Além disso, não é permitido fazer hora extra, compensar ou participar da jornada noturna, entre 22h e 5h.
Para quem já fez o ensino médio, pode chegar às oito horas de trabalho. Mas, nessas, devem estar incluídas atividades teóricas na proporção indicada do contrato e no programa de aprendizagem. Sua jornada deve computar o tempo de deslocamento também.
Os direitos do jovem aprendiz
De acordo com a Lei da Aprendizagem, os novos trabalhadores têm muitos direitos. Portanto, eles devem ser garantidos em qualquer lugar em que prestarem serviços:
- Direito a 13º salário;
- Precisa fazer curso preparatório na área de atuação;
- Salário mínimo;
- Férias remuneradas;
- 2% de FGTS;
- Vale-transporte.
Por ser registrado na Carteira de Trabalho, também possui direito ao INSS. Isso porque, a sua contribuição para a Previdência é feita com esse emprego. Então, todo o tempo que trabalhar, irá contar para a sua aposentadoria.
Como conseguir uma vaga
No caso de estar com a idade dentro do que é permitido pela lei, precisa se inscrever no Aprendiz Legal. Assim, ele é gratuito para todos os jovens, com a inscrição e o curso profissionalizante. Além disso, o candidato passa por um processo de seleção.
É comum que tenha uma análise de alguns dados como o currículo. Mas, redação, alguma dinâmica de grupo e entrevista podem ser adicionados também. Por fim, mesmo ao participar do ensino superior, ainda pode fazer parte do jovem aprendiz.
Ser jovem aprendiz vale a pena?
Graças aos desafios do mercado de trabalho, essa é uma grande oportunidade. Assim, por conta da pretensão salarial e dos benefícios que traz, é melhor do que um estágio. Além disso, as outras vantagens de procurar essa opção são:
- Carteira assinada com todos os direitos;
- Tem a possibilidade de se efetivar depois do programa;
- Ganha autonomia;
- Credibilidade profissional.
Tem a chance de os ganhos de dinheiro no trabalho ajudarem a criar responsabilidade financeira. Ou seja, a pensar em como cuidar melhor do orçamento e a economizar. Ainda mais no caso dos mais novos, que ainda estão entrando na vida adulta.
Quanto tempo leva o programa
O jovem aprendiz só pode durar em torno de dois anos no total. Além disso, pode usar o programa mais de uma vez, contanto que se mantenha nesse período. Portanto, o certo seria trabalhar na empresa por um ano e se mudar para outra, por mais 12 meses.
Por lei, todas as firmas que têm mais de cinco funcionários com registro em carteira, devem dar chances ao programa. Então, 5 a 15% do quadro de contratação, tem que ser voltada para os jovens em aprendizado.
Veja os portais para se inscrever no jovem aprendiz
Todos que moram na região Sul, como Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, precisam do Gerar. Mas, para as outras localidades ao redor do Brasil, tem o CIEE. Assim, os dois geram essas oportunidades para conseguir vaga:
- Cadastro gratuito;
- Dá para fazer pela internet.
Faça o seu currículo e quando ganhar uma chance, receberá uma ligação. Depois, deverá passar por todo o processo seletivo até ter o seu emprego. Por fim, tem diversas áreas de atuação em que pode começar o seu trabalho.
Participe do jovem aprendiz
É uma das melhores formas de se colocar no mercado de trabalho sem grandes problemas. Porque, muitos serviços precisam que tenha experiência para que venha a contratação. Portanto, é a opção mais fácil para conseguir um primeiro emprego e manter o estudo.
A ideia é que ele ajude os mais novos a botar o que aprendeu em prática. Além disso, o torna uma parte essencial da empresa por ter tarefas para lidar. Por fim, todos os direitos que recebe é o que faz a diferença desse programa.
Tutor foto criado por pch.vector – br.freepik.com