Conhecer a importância da comunicação não agressiva, é essencial para as manter as relações no local de trabalho saudáveis. Aliás, ela consegue tornar esse ambiente mais produtivo e eficaz. Entenda mais sobre esse assunto e sua real importância no dia a dia.
O que é a comunicação não agressiva
Já dizia Abraham Maslow, um dos fundadores da psicologia humanista, que emprego e relações são necessidades básicas do ser humano. Mas, no trabalho, os dois não se separam, e é preciso diálogo para interagir.
A comunicação não agressiva (CNV) foi criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg. Ele se baseou na ACP, uma abordagem da psicologia criada por Carl Rogers. As bases da CNV oferecem auxílio não só na ligação com os outros, mas também consigo mesmo.
Ela preza a empatia, que busca olhar além do nível da opinião própria. Logo, isso significa deixar de lado crenças sobre o que o outro pode estar pensando, e abrir espaço para colher novas ideias.
Por isso que ela permite à pessoa enxergar o que ela precisa para receber uma mensagem de forma eficaz. Assim, é uma alternativa de evitar confusões no diálogo e ter boas relações.
A importância de uma boa comunicação no trabalho
Quando a conversa não é eficiente, as pessoas não entendem bem os seus papéis e não alcançam resultados. Daí a importância da comunicação não agressiva no ambiente corporativo.
É o diálogo que une as pessoas e suas respectivas metas. Além disso, ele também contribui muito na hora de manter a saúde e bem estar da equipe. Assim, um time que se comunica bem, trabalha de forma mais inteligente.
O mundo dos negócios hoje, preza por pessoas que saibam trabalhar em equipe e sejam capazes de se adaptar com rapidez. Então, diante todas essas razões, entenda as vantagens de saber dialogar da melhor forma possível.
Benefícios da comunicação não agressiva
Esse tipo de diálogo consegue alterar de forma positiva o fluxo de trabalho. Por isso, sua aplicação criam maior eficácia nas atividades da empresa. Logo, confira abaixo algumas vantagens disso.
- Colaborar para um ambiente de respeito;
- Gerar uma equipe unida;
- Deixar as pessoas a vontade para expor problemas e assim resolvê-los;
- Cumprir tarefas em menor tempo.
Os fatores acima evidenciam a importância da comunicação não agressiva no setor de trabalho. A seguir, saiba como fazer uso desta ferramenta junto com a sua equipe.
Como usar a linguagem para criar um ambiente produtivo
Antes de qualquer coisa, tenha cuidado com as suas palavras. Então, ao invés de afirmar ideias sobre quem a pessoa é e o que ela faz, busque usar fatos pessoais durante a conversa. Logo, use frases como, eu sinto, eu percebo ou a impressão que tenho.
São formas eficazes de conversar e elas sempre devem acontecer com base na educação com o colega. Além disso, lembre-se de evitar conclusões precipitadas, já que isso não ajuda de forma alguma no diálogo.
Quando se é agressivo, a pessoa que está do outro lado da conversa se sente atacada. Nesse caso, ela pode terminar dando uma resposta negativa ou não acolhendo a mensagem.
Bases da boa comunicação
Uma boa comunicação tem todas as suas bases na empatia, eficiência e abertura. Assim, ela não está no fato de se calar para evitar conflitos, mas sim, abordar o problema da melhor forma.
Como ter uma escuta eficaz
Para ter o foco na solução, esteja sempre aberto a ouvir o que o outro está falando. Dessa forma, não busque respostas para ganhar um debate e esteja pronto para acolher o que o outro diz.
O lucro da comunicação não agressiva
Qualquer empresa hoje tem recursos físicos e humanos. Por isso, cuidar do pessoal é também uma forma de gerar lucro. Além disso, pesquisas mostram que o maior problema nessa área é a falta de uma comunicação não agressiva.
O diálogo com coerção e ofensas causa emoções nada produtivas, como medo, insegurança, dúvidas e ansiedade. Uma conversa saudável evita erros, assim, gera eficiência. Desse modo, os projetos fluem de forma clara sem quaisquer problemas.
Com respeito não há ironia nem insultos como cortar a fala do outro e não mostrar desejo de ouvir. Assim, os funcionários podem expor o que precisam e se sentem mais seguros. Logo, o bem estar aumenta e eles operam melhor seus papéis.
Comece a usar o diálogo eficaz
Existem algumas opções para iniciar essa mudança em sua empresa. Os líderes, por exemplo, são partes vitais do ensino. Logo, se eles praticam o diálogo eficaz, outros verão como fazer isso na prática.
Oferecer treinamentos também é muito importante. Então, dentro disso estão seminários, dinâmicas, materiais e incentivos. Ainda, é possível fazer eventos que marquem essa nova iniciativa.
Avalie se a cultura da empresa oferece espaço para que as pessoas possam expor ideias e cooperar. Dessa forma, oferecer um ambiente de união ao invés de incentivar disputas apoia o diálogo saudável. Trazer esses novos comportamentos para a linguagem é algo capaz de mudar a forma como sua companhia funciona. Por fim, essa é a importância da comunicação não agressiva.
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