As qualificações e o conhecimento prático do trabalho ainda são os pontos mais importantes considerados para a contratação de um profissional, mas não podemos negar que a imagem profissional do contratado também tem ganhado espaço nos processos de recrutamento e seleção.
Isso porque com as redes sociais cada vez mais intrusivas, profissionais e recrutadores estão percebendo a importância da marca online na construção, ou não, da carreira de alguém.
Muitas empresas já utilizam hoje as redes sociais como ferramenta para avaliar o profissionalismo dos candidatos ou se a sua imagem é refletida de forma adequada na internet.
As organizações têm feito isso, pois o poder que as redes ganharam nos últimos anos é capaz de destruir a imagem de marca em poucos minutos em casos polêmicos que, muitas vezes, podem envolver apenas a atitude de um colaborador.
Se você quer saber como manter uma boa imagem profissional na internet para se tornar um dos favoritos nos processos de recrutamento, então está no lugar certo!
Veja as dicas abaixo.
Construa sua própria marca
Se você quer construir uma boa imagem profissional nas redes, o primeiro passo é investir em sua própria marca promovendo conteúdos relevantes dentro da área em que você atua.
Você pode começar criando um perfil profissional do LinkedIn para facilitar o trabalho dos recrutadores em te encontrar na internet. Em seu perfil você pode compartilhar, além de seus próprios conteúdos profissionais, também pode incluir detalhes relevantes sobre sua vida profissional, como suas conquistas mais recentes.
Lembre-se de manter o seu perfil o mais completo possível, pois além de visitar a sua página para conhecer você um pouco melhor, os recrutadores também costumam visitar os perfis nas redes para buscar alguma informação que não há no currículo.
Não misture o pessoal com o profissional
Você deve sempre lembrar que o que compartilha na internet pode ser facilmente acessado e encontrado por todos, por isso, é sempre bom ficar atento com o que posta.
Se você compartilha conteúdos específicos apenas para familiares e amigos, certifique-se de que as configurações de privacidade de seu perfil estão adequadas para que somente eles vejam suas publicações.
Além disso, você também pode criar um perfil alternativo apenas para manter suas conexões profissionais, separando sua vida pessoal da profissional.
Limite suas postagens em horário de trabalho
Com a internet facilmente acessível a todos a qualquer hora do dia, muitos funcionários costumam dar aquela famosa olhadinha nas redes sociais em horário de trabalho, fazendo alguma postagem ou comentando em algum post.
Essas ações não são bem vistas pelas empresas, pois alimentam a impressão de que o funcionário passa mais tempo nas redes do que trabalhando.
Lembre-se que a impressão online é tão importante agora quanto a física. O que você posta ou compartilha é considerado reflexo direto do mundo real.
Tenha uma boa comunicação escrita
A comunicação escrita é importante para todas as profissões. Saber elaborar um e-mail, uma carta de recomendação ou até mesmo um breve recado para o grupo da equipe depende de um bom domínio da escrita, e isso é avaliado por todos.
A grafia e a gramática inadequadas podem ser um dos maiores erros que os profissionais podem cometer, pois pode refletir diretamente na imagem não só do profissional, mas também da empresa que representa.
Para desenvolver melhor suas habilidades de escrita, você pode criar o hábito de leitura. Além de te ajudar com a escrita correta, esse hábito vai ajudar também no conhecimento de novo vocabulário.
Qualidade no trabalho
Construir uma boa imagem profissional, como você leu aqui, envolve uma série de fatores. Mas, sem dúvidas, o principal deles é entregar um trabalho de qualidade para a empresa,
Mais do que realizar o trabalho, estar atento ao que está acontecendo ao seu redor e contribuir com opiniões construtivas e estratégias é muito bem visto pelos gestores.
Uma dica para tornar o seu trabalho cada vez mais eficiente na empresa é investir no seu desenvolvimento pessoal, buscando conhecimento de diferentes áreas que podem ser relevantes para as suas atividades no trabalho.
Foto Car photo created by standret