Muitos trabalhadores questionam se é possível conciliar as carreiras de freelancer e CLT. Além disso, outra grande dúvida é se a empresa pode impedir o seu colaborador de atuar em outros serviços. A fim de responder todas essas perguntas, confira o conteúdo a seguir.
Freelancer e CLT: entenda os conceitos
Hoje, chega a ser uma tendência atuar como freelancer, que é um profissional liberal que trabalha sem vínculos empregatícios.
Os chamados “freelas” oferecem seus serviços a pessoas e empresas, portanto, são os responsáveis por criarem a própria reputação no mercado.
Devido ao desemprego e a necessidade de ter uma segunda renda, muitos profissionais ingressaram nesse modelo de trabalho. Além disso, ele conta com vários benefícios, como:
- Horários mais flexíveis;
- Autonomia.
Já a CLT é um conjunto de regras criadas ainda no governo Vargas em 1943. Desde então, o documento sofreu diversas alterações, sendo as últimas delas em 2017 e 2019.
No entanto, ela continua sendo o principal recurso legal quando se trata de relações de trabalho.
É possível ser freelancer e CLT?
Isso só depende de você. Então, caso tenha tempo, é possível conciliar um trabalho CLT com um freelancer.
Acima de tudo, tornar isso realidade requer organização e otimização de recursos. Afinal, o trabalhador precisa ser capaz de entregar todos os seus projetos e serviços no prazo certo, deixando chefes e clientes satisfeitos.
Dito isso, veja cinco dicas essenciais para ter sucesso nas carreiras de freelancer e CLT ao mesmo tempo.
1 – Faça um cronograma de trabalho
A sua empresa, sem dúvida, deve fazer uso de cronogramas para as entregas dos clientes ou qualquer outro tipo de controle.
Para atuar como freelancer, é essencial fazer o mesmo. Pois, ao contrário do que muitos possam imaginar, esse tipo de trabalho requer responsabilidade e compromisso. Assim, é prioridade:
- Ter agendas alinhadas dos trabalhos de freelancer e CLT;
- Organizar bem os seus processos;
- Planejar o seu tempo para entregar tudo em seus respectivos prazos.
Reserve três horas diárias para atuar como freela. Dessa maneira, você se mantém dentro dos prazos de entrega. Aliás, também é interessante compartilhar o seu cronograma com os seus clientes, a fim de deixá-los atualizados sobre os status dos serviços.
2 – Esteja preparado para superar desafios
Todos que conciliam as tarefas como freelancer e CLT passam por alguns problemas. Mas, com o tempo, o profissional consegue ser capaz de se adiantar a eles e existem algumas formas de fazer isso.
Antes de iniciar um novo trabalho, pense em tudo o que pode dar errado. Por exemplo, desde uma gripe inesperada ou um defeito no seu computador.
Criar um plano de contingência te ajuda a lidar com o que quer que aconteça, de forma que não afete a conclusão do seu serviço. Sem dúvida, com isso planejado, fica bem mais fácil combinar ambas as carreiras.
3 – Contate os seus clientes
Ter uma boa relação com os seus clientes é essencial para o seu trabalho de freelancer. Por isso, informe-os sobre:
- Os status dos projetos;
- Quando estarão finalizados;
- O que falta para serem concluídos.
Ao manter o contato, eles se sentem mais seguros em relação a você. Além disso, prestar um bom atendimento é a melhor forma de fidelizar clientes e conquistar novos, portanto, invista nisso enquanto freelancer e CLT.
4 – Crie prioridades
No ramo da prestação de serviços, em especial, em trabalhos freelancers, é uma boa jogada tentar agradar ao cliente. Isto é, uma forma de diferenciar-se dos concorrentes e tornar-se a primeira opção dele para próximas demandas.
Só que ao tentar conciliar tal serviço com o seu emprego de carteira assinada, nem sempre isso é possível. Por isso, acima de tudo, defina as suas prioridades, ou seja, foque em entregar tudo nos prazos corretos e com a maior qualidade.
5 – Use a tecnologia a seu favor
Para quem atua como freela para garantir mais uma renda, é interessante utilizar alguns recursos para se organizar melhor. Portanto, algumas ferramentas que podem ser úteis no seu dia a dia são:
- Toggl;
- Google Docs;
- Trello.
Além da tecnologia, o que pode te ajudar nos seus trabalhos, é melhorar a sua digitação com o curso online da Digitow. Assim, os seus relatórios ficarão prontos muito mais rápido e sua produtividade será ainda maior.
A empresa pode me impedir de ser freelancer e CLT?
Hoje em dia, muitas famílias precisam ter mais de uma fonte de renda, logo, optam por dois empregos. No entanto, muitos ficam em dúvida se isso é legal.
É possível ter a carteira assinada ao mesmo tempo por duas empresas diferentes, inclusive. Não consta nada na CLT que proíba tal cenário.
A Justiça do Trabalho permite que o trabalhador contratado faça outras atividades remuneradas em sua folga. Mas, desde que um serviço não prejudique o outro.
Tenha renda extra sendo Freelancer e CLT
Combinar as duas carreiras não é fácil no início. Entretanto, com o tempo e com as dicas acima, é possível encontrar o equilíbrio perfeito. Aliás, sem deixar de lado também a vida pessoal e seus hobbies.
Organizando-se bem e usando a tecnologia a seu favor, você entregará todas as suas demandas no prazo e com qualidade.
Photo by Joshua Earle on Unsplash