A escuta ativa é quando quem está escutando volta toda sua atenção para as pessoas com quem está falando. Por isso, no ambiente de trabalho essa prática tem muitos benefícios. Entenda como funciona esta ferramenta e seu uso nas empresas.
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Escuta ativa no ambiente de trabalho
Para melhorar a sua relação com o cliente, seu entendimento de mercado e vendas da empresa praticar a escuta ativa será um grande aliado. Pois a forma que você se comunica com as outras pessoas define o seu sucesso.
No ambiente de trabalho essa prática é importante para relações internas e externas. Nesse sentido todas as áreas se beneficiarão desse processo.
Chefe e funcionários
Todos devem praticar a escuta ativa nas empresas. Tanto os responsáveis pela gestão de pessoas como o próprio time. Independentemente do cargo e da função. Por isso, chefes e funcionários devem manter uma boa comunicação.
Essa técnica evitará diversos mal entendidos, tornando o trabalho de todos mais eficiente. Isso porque, ao entender as reclamações e dúvidas das pessoas que trabalham com você fica mais fácil achar erros e fazer melhorias.
Empresa e clientes
Ao atender um cliente é de extrema importância identificar suas dores e expectativas, por isso a escuta ativa é fundamental. Através dela você será capaz de entender muito melhor o que a pessoa espera, e em decorrência disso ser um bom profissional.
Quais são os benefícios da escuta ativa?
No ambiente de trabalho uma boa comunicação entre todas as partes é fundamental, além disso, demonstra inteligência emocional. Ela é o que garante um bom desenvolvimento. Dentre os seus vários benefícios, temos:
- Diminuir os conflitos relacionados a desentendidos;
- Melhorar do relacionamento entre a equipe;
- Aumenta a confiança dos funcionários entre si e com o líder;
- Estimula a empatia e trabalho em conjunto.
Além de promover uma cultura de inovação dentro da empresa, uma vez que os colaboradores se sentem seguros para expressar suas ideias e opiniões, dessa se alcança um time mais pró ativo e motivado.
Dicas para realizar essa prática
Para você implementar na realidade essa técnica tem algumas dicas que você pode seguir. A primeira delas é evitar distrações no momento do diálogo, então esteja focado na conversa.
O segundo ponto é deixar a pessoa concluir o raciocínio, não interromper e deixar ela levar o tempo necessário para se expressar. Nesse sentido, você deve ouvir e observar com bastante atenção. Além de praticar o autoconhecimento.
Você também deve fazer perguntas, para deixar claro a assimilação correta da mensagem. Deixe a outra pessoa confortável, faça contato visual, utilize a linguagem corporal, assim você irá trazer elementos que demonstram o verdadeiro interesse na conversa.
Como fazer a escuta ativa no ambiente de trabalho?
Você não deve ser seletivo no que outro tem a dizer, é importante prestar atenção a todo o discurso, não somente absorver o que for do seu interesse. Outra questão que às vezes é difícil de se praticar é não deixar suas perspectivas pessoais interferirem.
Ao ouvir opiniões diferentes filtre os seus julgamentos, pois as pessoas têm histórias, processos e crenças diferentes é importante saber respeitar isso. Se coloque no lugar de quem está falando com você, dessa forma será mais fácil entender o que ela tem a dizer.
Outro ponto essencial é fornecer feedbacks, ao fim do diálogo faça elogios ou críticas construtivas, expresse o que absorveu da conversa. Nesse sentido, esse processo ajuda também na saúde mental dos envolvidos no processo da comunicação.
Implemente um programa de ideias
Em uma grande empresa nem sempre é tão simples que o chefe tenha contato com todos os funcionários e anote suas ideias, então praticar uma escuta ativa com cada um deles pode ser complicado, nesse ínterim você pode experimentar essa sugestão.
Utilize softwares que possibilitem o envio de reclamações, opiniões e ideias para melhorias. Assim é possível filtrar e colher sugestões para concretizar projetos futuros que poderão ajudar e beneficiar a todos.
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