Se você chegou a este artigo, está querendo descobrir como digitar com todos os dedos corretamente, não é mesmo? Pensando nisso, resolvemos listar diversas dicas que ajudam nesse processo. Após a leitura deste conteúdo, será mais fácil ter uma boa relação com os teclados.
Então, não perca mais tempo. Continue lendo este texto e tire suas dúvidas sobre digitação hoje mesmo.
Posicione os dedos corretamente
Engana-se quem pensa que digitar com todos os dedos é uma tarefa complicada. Claro, uma boa relação com os teclados não surge da noite para o dia. No entanto, com treinamentos diários de 30 minutos com a postura e método correto, você conquistará ótimos benefícios.
Para digitar com todos os dedos, recomendamos seguir a seguinte estrutura.
- Letras F e J: são consideradas ponto de partida dos teclados. O digitador identifica as outras teclas a partir delas. Para digitar corretamente, recomendamos posicionar os dedos indicados sobre cada uma;
- Polegares: eles devem ser posicionados sobre a barra de espaço;
- Dedinho: no lado esquerdo, ele será responsável por cobrir as teclas Q, A e Z;
- Anelar: esse dedo deve cobrir as letras W, S e X;
- Médio: responsável por cobrir as letras E, D e C;
- Indicador: ele é responsável por teclar R, F, V, T, G e B.
Você deve seguir as mesmas orientações do lado direito. Uma das dúvidas mais comuns dos iniciantes é como digitar a tecla Shift. Para facilitar a digitação, use esse comando de forma cruzada. Na prática, isso significa que você deve usar a mão direita para acionar a letra maiúscula, e a mão esquerda para acionar o Shift.
Treine corretamente
Para ter sucesso com a digitação, recomendamos começar o treino olhando para o teclado. Aqui, você deve escrever seu nome utilizando todos os dedos. Faça esse processo várias vezes até conseguir localizar as teclas sem abaixar a cabeça para ver o teclado.
Evite o nervosismo
O nervosismo não pode prejudicar a sua performance, caso contrário, será mais fácil encontrar erros de digitação. No início dos treinos, dê preferência para textos curtos. Digite o conteúdo com calma, tentando identificar o posicionamento das teclas.
Aos poucos, perceberá que os dedos já encontram as teclas com mais facilidade. A partir daí, pode fazer esse procedimento sem olhar para os teclados.
Garanta a flexibilidade nos dedos
A falta de flexibilidade nos dedos acaba prejudicando os profissionais que começam a estudar a digitação com mais frequência.
Quem sofre com esse problema tem dificuldades para movimentar os dedos, causando dores e incômodos que prejudicam a relação com os teclados.
Para melhorar a sua performance, recomendamos adicionar em sua rotina um período para fazer exercícios de flexibilização. Dessa forma, será mais fácil digitar com mais velocidade e corretamente.
Use a tecnologia ao seu favor
Na internet, existem vários sites que ajudam a otimizar o seu conhecimento. Para escolher a melhor plataforma de digitação, você pode acessar as páginas para conhecer as principais finalidades de cada um. Dessa forma, é mais fácil acertar em sua decisão.
- Melhor curso para aprender digitação
- Para testar a velocidade
- Teste do Fábio G.
- Digitação Ninja
- TypingClub
- Agile Fingers
- 10fastfingers
Faça um curso de digitação
Se você ainda está com dificuldades de digitar com todos os dedos, recomendamos fazer um curso de digitação. Esse investimento é essencial para a sua carreira, uma vez que ele traz mais produtividade, eficiência e consegue até evitar dores nas mãos e nos punhos.
Para escolher um curso de digitação, dê preferência para alternativas que contém exercícios personalizados, certificados, escolas parcerias, metodologia reconhecida e boa avaliação dos alunos.
Após descobrir como digitar com todos os dedos corretamente, conheça mais detalhes sobre o curso de digitação da Digitow. É uma forma interessante de estudar com agilidade e eficiência.
Foto por: Zan on Unsplash