Independente de qual seja o seu interesse profissional no mercado, o Linkedin é uma ferramenta indispensável para mostrar suas habilidades e realizações. É por meio dessa plataforma que você vai mostrar o seu “eu profissional” para os recrutadores.
Mas assim como qualquer outra rede social, existem muitos usuários conectados, e o Linkedin por ter o foco profissional, depende de um perfil campeão, como a própria plataforma nomeia, para conseguir destaque entre os concorrentes.
Então, se você quer aprender como destacar o seu perfil no Linkedin entre os demais usuários e tornar-se a primeira opção para os recrutadores, este post é para você!
Confira 6 dicas de como melhorar o seu perfil no Linkedin.
1 – Escolha uma foto adequada
Você sabia que a foto do seu perfil no Linkedin pode ser decisiva em um processo seletivo? Pois é.
Independente de qual seja o seu conteúdo no Linkedin, uma foto não profissional pode arruinar a sua imagem. Por isso, evite colocar foto com outras pessoas no perfil e também com um fundo visualmente poluído.
Lembre-se também que o seu rosto deve ocupar 60% do quadro e a foto deve ser de alta resolução para evitar desfoque. Opte por uma foto em que você consiga transmitir simpatia e confiança.
2 – Escreva um bom título profissional
O Linkedin permite até 120 caracteres para que você escreva seu título profissional, descrição que acompanha o seu nome em toda a rede, como no perfil, os posts, nos comentários, nos resultados de pesquisa, e também nas menções feitas ao seu nome.
Para essa breve descrição, o recomendado é que você seja criativo(a), compartilhando em que área você é especialista, qual a sua principal habilidade e até mesmo complementando isso com o seu hobbie favorito, como viajante mundial.
Caso você não edite esse título, o padrão será o seu cargo mais recente, o que pode dificultar a visibilidade do seu perfil no Linkedin. Além disso, sempre revisite esse campo ao adicionar um novo trabalho, pois ele pode voltar e deixar essa informação desatualizada.
3 – Preencha o máximo de campos que conseguir
Quando um recrutador visita seu perfil no Linkedin, ele espera encontrar uma boa parte de suas informações, seja para te conhecer melhor ou para preencher algum dado que você pode não ter preenchido na candidatura. Por isso, procure colocar o máximo de detalhes que conseguir.
Geralmente, as principais informações inseridas são:
- Localização;
- Segmento de mercado;
- Competências e habilidades;
- Formação acadêmica;
- Seções do perfil, como conquistas, trabalho voluntário, idiomas etc.
Não esqueça que qualquer uma dessas informações pode te ajudar com aquela vaga que você tanto espera. Os profissionais de RH podem buscar alguns requisitos para a vaga que estejam preenchidos no seu perfil do Linkedin.
4 – Expanda a sua rede
Quer ganhar mais visibilidade no seu perfil no Linkedin? Então você deve aumentar o seu networking. Mas atenção! Certifique-se de que você está criando conexões relevantes de acordo com os seus interesses.
Comece adicionando seus colegas de trabalho, de formação acadêmica, profissionais que você admira e até mesmo gestores, diretores e CEOs da sua área de atuação.
Para facilitar a aceitação desses convites, é recomendado adicionar uma mensagem pessoal dizendo de onde você conhece o(a) profissional ou por que você gostaria de adicioná-lo(a).
Essa, com certeza, é uma das melhores formas para criar uma rede estratégica pensando no aumento da visibilidade no seu perfil.
5 – Solicite e faça recomendações
O Linkedin possibilita que os usuários façam recomendações no perfil de outros profissionais, funcionando como uma espécie de versão atualizada da “carta de recomendação”.
Escrever e receber recomendações no perfil é excelente para a sua credibilidade, pois isso ajuda os recrutadores a conhecer suas qualidades e habilidade por outros profissionais.
Além disso, não deixa de ser uma forma de ressaltar seus pontos fortes como profissional.
6 – Esteja ativo na rede
Muitas pessoas criam o seu perfil no Linkedin, mas acabam não usando com tanta frequência, deixando a plataforma às moscas. Lembre-se que se você está em busca de um novo emprego ou de visibilidade na área, por isso, você deve marcar sua presença.
Se você não é fã de escrever longos textos reflexivos sobre algum assunto de interesse, uma alternativa também é compartilhar postagens relevantes de outros usuários e adicionar algum comentário pertinente.
O importante é manter seu perfil em atividade.
Com as dicas acima, tenho certeza de que o seu perfil receberá ainda mais visitas!
Foto: inlytics | LinkedIn Analytics Tool by Unsplash