Desenvolver-se no primeiro trabalho é um desafio para muitos jovens. Mas, as dúvidas sobre como iniciar no ambiente profissional trazem inseguranças que podem atrapalhar o seu potencial. Então, aprenda cinco dicas que irão te ajudar nessa jornada.
No início da carreira
O primeiro emprego costuma trazer com ele a sensação de não saber por onde começar. Sentir-se assim no começo de uma nova função é comum, portanto a sensação pode durar por algum tempo no início da vida profissional.
Nos dias atuais é normal ter matérias na faculdade que ensinam como desenvolver-se no primeiro trabalho. Com isso, são muitos anos de estudo e preparação para então, conseguir uma oportunidade.
O mercado de trabalho é muito dinâmico hoje em dia, dessa forma, as lições nem sempre são o suficiente. Como resultado, temos vários casos de pessoas que não se sentem preparadas e têm medo de perder suas vagas no novo emprego.
Os desafios de tentar desenvolver-se no primeiro trabalho
É preciso ser proativo, comunicativo e saber trabalhar em equipe. Porque estas são algumas características que as empresas buscam quando contratam novos empregados. No entanto, quando o primeiro trabalho chega, é preciso testar essas habilidades .
No dia a dia, desenvolver o perfil profissional é mais complicado do que se imagina. Além disso, algumas situações inesperadas vão surgir e frustrar suas metas a curto prazo. Então, procure aprender com elas e se adaptar aos diferentes ambientes.
Situações difíceis
Existem várias situações que causam desconforto no local de trabalho, portanto é preciso lidar com elas. Um colega de trabalho difícil de lidar, por exemplo, ou um chefe que não gosta muito de ensinar novatos, serão difíceis.
Casos assim podem trazer o sentimento de decepção e como efeito, a desmotivação. Logo, é comum pensar que a função é muito difícil e que não será possível desenvolver-se no primeiro trabalho.
Esses obstáculos não são o fim da sua carreira e não precisam ser um bloqueio para o seu crescimento. Para ajudar a superar esses desafios, a seguir estão alguns dos melhores conselhos para quem deseja evoluir.
5 dicas para desenvolver-se no primeiro trabalho
Não importa qual seja o seu cargo, existem várias lições práticas que podem ser aplicadas em sua rotina no trabalho. A seguir, conheça ótimas dicas para começar bem na sua jornada profissional.
- Supere a si mesmo;
- Conheça e desenvolva as suas habilidades;
- Construa bons relacionamentos;
- Dê um pulo de cabeça na cultura da empresa;
- Cuide do seu bem estar com emoções positivas.
Crescimento pessoal
A primeira dica é tirar o foco das comparações e buscar romper os seus próprios limites. Hoje algo pode parecer muito difícil ou até impossível mas, se não desistir, verá o quanto é capaz e que isso te tornou mais forte.
Para alcançar esse feito, conheça mais sobre suas habilidades, seus pontos fortes e fracos. Então, a partir disso, treine e estude para melhorar no que precisa. Alguns recursos como materiais na internet, cursos ou palestras, podem te ajudar.
Use a imersão cultural para desenvolver-se no primeiro trabalho
Como o processo de adaptação pode ser longo, o próximo passo é a imersão na cultura da nova empresa. Não dependa só de ações da firma para chegar a esse objetivo. Logo analise o local e busque formas para acelerar seu progresso.
Um dos meios de chegar a isso é buscando ajuda de pessoas que estão no local a mais tempo. Do mesmo modo, invista em relacionamentos de trabalho e forme uma rede de contatos.
São esses indivíduos que podem te dar feedback valioso e apresentar novas oportunidades. Então, esteja aberto para o que te oferecem e use isso para desenvolver-se no seu primeiro trabalho.
Cuide de você para crescer
A quinta dica é cuidar dos seus pensamentos e emoções. Priorize sua saúde mental em momentos difíceis e use palavras de incentivo para não perder sua motivação. Logo, será mais fácil manter a positividade e confiança, mesmo em situações difíceis.
Como lidar com expectativas no dia a dia
Talvez o seu maior obstáculo, é temer não alcançar as expectativas da empresa ou as suas próprias. Anseios desse tipo podem se tornar uma pressão que atrapalha o seu avanço no ambiente de trabalho.
Nesse caso, torça pelo melhor e não se assuste com o pior. Com certeza, missões difíceis vão surgir no caminho e, às vezes, trazer a sensação de fracasso. Por isso, não foque nessas emoções, mas pense que os erros de hoje vão te tornar um profissional melhor amanhã.
O que não fazer no primeiro emprego
Conheça também, algumas atitudes que devem ser evitadas se quiser desenvolver-se no primeiro trabalho. Logo, para ser excelente em sua carreira, evite algumas atitudes nocivas.
Tenha cuidado ao exibir seus conhecimentos e habilidades, uma postura humilde aproxima as pessoas. Da mesma forma, evite impor suas opiniões aos colegas, quando todos trabalham juntos é mais fácil obter resultados.
Não fique dentro da caixa e deixe de lado a zona de conforto, tenha iniciativa e agarre oportunidades porque novas portas se abrem ao tomar caminhos diferentes. Além disso, não deixe que as dúvidas roubem sua certeza, ela pode ser um diferencial na sua carreira.
Desenvolver-se no primeiro trabalho é possível
O sucesso está em buscar soluções e fazer disso uma meta. Sempre há uma saída quando alguém se dispõe a procurar por ela. Por esta razão, a última dica é pedir ajuda quando precisar, já que não é preciso saber de tudo para desenvolver-se no primeiro trabalho. Por fim, coloque todas as dicas em prática para conseguir um bom desenvolvimento nesta oportunidade. Assim, está começando a trilhar uma boa carreira de sucesso, seja qual for a área de atuação.
Foto de Alexander Suhorucov no Pexels