Se você está procurando cursos de marketing digital para iniciantes, chegou ao lugar certo. Aqui, vamos listar quais são as opções mais indicadas, destacando a sua importância nessa área.
Após ler este conteúdo, será mais fácil definir quais serão os próximos passos da sua carreira.
Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.
Marketing digital
Marketing digital é um conjunto de várias técnicas que uma pessoa jurídica ou física desenvolve no ambiente online. O principal objetivo é atrair novos consumidores e parceiros de negócios. Esse conceito pode ainda construir relacionamentos e criar a identidade da sua empresa.
Em um curso de marketing digital, você pode aprender automação de marketing, SEO (Search Engine Optimation), Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, e-mail marketing, lead scoring, métricas, keywords e Search Engine Marketing (Marketing de busca).
O lado positivo é que existem vários cursos na internet sobre o assunto. Você pode encontrar opções pagas e gratuitas. Vale a pena reservar um período do seu dia para adquirir mais conhecimentos.
Mas não se preocupe, você não precisa saber tudo, hoje em dia, devido ao crescimento da área, praticamente, já existem profissionais de marketing para cada tipo de atuação.
Marketing de conteúdo
Alguns profissionais do mercado preferem buscar uma especialização em marketing de conteúdo. Essa área é indicada para aquelas pessoas que gostam de escrever ótimos materiais para o público.
O Marketing de Conteúdo é um conjunto de estratégias que busca atrair mais consumidores por meio de materiais que ajudam o leitor no momento em que ele mais precisa. Aqui, é possível desenvolver vários tipos de conteúdos, entre os quais: textos, vídeos, e-books, posts em redes sociais.
É fundamental deixar claro que o Marketing de Conteúdo não tem como objetivo apenas promover uma empresa ou serviço. Ele vai muito além disso. Na prática, esse tipo de estratégia ajuda o leitor a solucionar diversos tipos de problemas.
Um cliente que comercializa um software de gestão pode publicar conteúdos sobre não só sobre a tecnologia, mas também orientações para os profissionais. Alguns temas são relevantes para essa área.
- O que fazer para ser um gestor de sucesso?
- Quais são as ferramentas mais adequadas para o meu negócio?
- Quais são os pecados capitais de uma gestão?
- Como aumentar a performance do meu time?
Cada blog tem uma estratégia e tipos de conteúdos diferentes. Por isso, é fundamental conhecer o cliente para garantir sucesso nessa área.
Um curso de Marketing de Conteúdo pode ensinar técnicas sobre: como escrever para a persona, linguagens da internet, diferença da escrita on-line e off-line.
SEO
Já um curso de SEO (Search Engine Optimization) é direcionado para os profissionais que têm o desejo de aprender as melhores estratégias para posicionar a página de um site ou blog nas primeiras posições do Google. Você aprende informações interessantes sobre criação de conteúdo, SEO onpage, construção de autoridade e experiência do usuário.
O principal objetivo deste profissional é conseguir usar as boas práticas para se buscar um melhor posicionamento do seu site ou blog dentro dos buscadores mais famosos pelas palavras-chave relacionadas ao negócio da empresa.
Por exemplo, se você vende “treinamento para criação de currículo”, você precisa aparecer para “como fazer um currículo”. É aí que este profissional entra para traçar a melhor estratégia. A propósito, temos um conteúdo sobre isso aqui.
Google Ads
Conhecido como a plataforma de anúncios do Google, o Google Ads é uma das ferramentas mais utilizadas pelos profissionais de marketing. Por meio dela, é possível construir anúncios de Pesquisa, de Display, no Youtube, no Gmail e na Play Store.
Criar uma publicidade atraente na internet não é uma tarefa fácil. Por isso, faltam profissionais no mercado. Quem investe neste tipo de conhecimento pode desenvolver uma carreira de sucesso.
Facebook/Instagram Ads
O Facebook e o Instagram são bastante utilizados em nosso país. Porém, nos últimos anos, as páginas têm encontrado mais dificuldade para conseguir engajamento na internet.
Hoje existe o Business Facebook, a plataforma de anúcios do grupo Facebook que aborda todos seus serviços. Quando você precisa aparecer para sua audiência. o caminho mais assertivo é investir em publicidade neste canal. Porém, um anúncio não pode ser feito de qualquer forma. É importante cuidar do visual, copy e outros elementos.
Assim como ocorre no Google Ads, muitos profissionais ainda não sabem as técnicas dessa ferramenta. Então, vale a pena estudá-las mais a fundo e garantir um diferencial competitivo no mercado.
Linkedin Ads
Vamos finalizar a nossa lista falando sobre o Linkedin Ads. É uma ferramenta utilizada para fazer anúncios na rede social que tem como foco o mundo dos negócios. Ao conhecer as regras, você pode conquistar ótimos resultados para a sua carreira.
Antes de fazer a inscrição do curso, lembre-se de verificar o conteúdo programático, a opinião de ex-alunos e a qualidade dos professores. Dessa forma, será mais fácil descobrir qual é a melhor opção para a sua carreira.
Após conhecer quais são os cursos de marketing digital para iniciantes, acesse esse artigo e veja uma lista completa com diversas certificações gratuitas para você aprender na prática e ter seu certificado para os processos seletivos.