Um medo muito comum entre os líderes de contratação é se decepcionar com colaboradores recém chegados à empresa.
Existem muitos candidatos que se sobressaem durante o processo seletivo, mas que depois de passar um mês na organização, se mostram pessoas totalmente diferentes.
Apesar de ser algo difícil de controlar, existem alguns sinais e atitudes que os candidatos tomam durante as entrevistas que você pode tomar como um alerta para a possível contratação.
Por isso, se você quer fugir dessas contratações ruins, este post é para você!
Veja 5 tipos de contratação ruim e como você pode evitá-las.
Comportamento ruim
Estar atento aos sinais que o comportamento do candidato é um ótimo começo para identificar uma possível contratação ruim.
Geralmente, candidatos que transparecem negatividade durante a entrevista, seja por meio de alguma reclamação do antigo emprego ou então algum descontentamento com o processo seletivo atual, podem representar problemas futuros para a empresa.
Uma forma prática para identificar se esse é um comportamento constante do candidato, é conversar com alguma outra pessoa que também teve contato com ele no mesmo dia, seja o recepcionista ou outro profissional.
Falta de qualificação
Uma outra grande decepção para os líderes de recrutamento são os candidatos contratados que não possuem as habilidades descritas durante a entrevista.
Infelizmente, o desejo pela vaga pode fazer com que algum candidato embeleze ou exagere sobre suas qualificações e experiência, influenciando a decisão do recrutador.
Esse é um dos exemplos de contratação ruim que mais pode causar danos ao negócio, pois um trabalho mal executado, dependendo da ocupação, pode danificar algum bem ou deixar pessoas em perigo.
A maneira mais efetiva de evitar esse tipo de contratação é incluindo uma avaliação prática durante o processo seletivo, colocando à prova os conhecimentos e as experiências contadas pelo candidato.
Capacidade de aprendizado
Esse está entre os tipos ruins de contratação mais difícil de identificar e nós vamos te explicar o porquê.
Em toda empresa há uma curva de aprendizado esperada para todas as novas contratações, certo? Porém, quando novos contratados levam muito mais tempo do que o esperado para se habituar ao novo ambiente, isso é um sinal de alerta.
Identificar esses perfis no momento da entrevista pode não ser uma das tarefas mais fáceis, pois muito dificilmente um candidato vai te dizer que tem dificuldade para aprender algo novo. Afinal, ele está empolgado com a vaga.
Por isso, você pode aplicar a pergunta de “auto aprendizagem” dentro de um contexto, para saber se o candidato realmente vai se dar bem com novos conhecimentos.
Teste perguntas como: “Qual foi a última vez que você teve que aprender algo novo por conta própria? O que geralmente você faz para medir o seu nível de conhecimento?”.
Falta de pontualidade
Outro problema enfrentado pelos recrutadores são os recém contratados que agem com falta de comprometimento com horários, atividades, demandas etc. Geralmente, sempre levantam alguma desculpa pessoal para justificar atraso nas entradas e também saídas fora do horário.
É claro que esse tipo de comportamento nunca deve ser generalizado, pois muitos colaboradores podem ter motivos compreensíveis para atrasos ou pedidos de folga.
Por isso, certifique-se de ter uma conversa sobre folgas remuneradas e pontualidade no momento da entrevista, conhecendo também o lado pessoal do candidato para entender as necessidades que ele possa ter no futuro.
Busca por novos cargos em um curto período
Funcionários recém chegados à empresa que começam a se candidatar para uma nova posição, também podem representar um problema futuro.
Em algumas empresas, essa atitude pode demonstrar ambição e vontade de desenvolvimento profissional, pois a cultura do local, geralmente, encoraja isso. Mas nós vamos te explicar porquê também pode ser um problema.
Essa atitude profissional, em alguns casos, pode representar falta de interesse do candidato em sua função atual, podendo comprometer os resultados de suas entregas.
No momento da entrevista, você pode identificar esses funcionários com algumas perguntas sobre suas expectativas, como: “Onde você se vê daqui a cinco anos?” ou então: “Você pretende seguir outra área no futuro?”.