Sabemos que os últimos meses não foram fáceis, não é mesmo? E um relatório divulgado pelo Fishbowl mostra que os colaboradores estão esgotados, segundo 68,7% dos usuários entrevistados.
A pesquisa ainda destaca que 55% das pessoas trabalham mais horas por semana em casa se for comparado com a rotina do escritório.
A distância dos colegas de trabalho também foi observada pelo relatório. Até o momento 31% dos colaboradores sentem menos sinergia com os colegas de trabalho.
Se você chegou até este artigo, está enfrentando a mesma situação ou quer evitar esse cenário.
Pensando nisso, resolvemos listar diversas dicas para que você aprenda como ser mais calmo e tranquilo no trabalho evitando estresse.
Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.
Faça exercícios físicos
Vamos iniciar as nossas dicas falando sobre a importância dos exercícios físicos. Eles ajudam a eliminar tensões musculares que muitas vezes prejudicam a locomoção do indivíduo.
Além de deixar a rotina mais leve, você consegue criar um hábito saudável que serve como relaxamento e autocuidado.
Ao contrário do que todo mundo imagina, não é necessário enfrentar várias horas na academia para tirar o estresse. Existem outras atividades que você pode incluir no dia a dia.
- Spinning;
- Step;
- Jump;
- Crossfit;
- Treinos de corrida;
- Ballet fitness;
- Zumba;
- Circuito funcional;
- Muay Thai;
- Boxe;
- Judô;
- Pilates;
- Yoga;
- Natação;
- Hidroginástica;
- Hidro jump.
Escolha a atividade que mais combina com o seu perfil, consulte seu médico e não perca o foco.
Cuide da sua alimentação
Manter uma alimentação adequada é fundamental para repor as energias e melhorar a sua performance durante a rotina. Os alimentos ricos em nutrientes e vitaminas são os mais indicados para qualquer profissional.
- Açafrão da Terra (cúrcuma);
- Brócolis;
- Salmão;
- Semente de Abóbora;
- Ovo Inteiro (com a gema);
- Coco seco;
- Chocolate 70% cacau;
- Abacate;
- Iogurte Natural;
- Aveia.
Antes de mudar o seu cardápio, marque uma consulta com uma nutricionista. Ela é a profissional mais indicada para auxiliá-lo na mudança de cardápio.
Tenha um momento de lazer
O trabalho não pode ser a única tarefa da sua rotina. É fundamental reservar um espaço em sua agenda para lazer e relaxamento. Eles ajudam a trazer mais equilíbrio para o corpo e a mente.
Aqui, vale jogar futebol com os amigos, assistir a sua série preferida, conversar com colegas ao telefone, ler um livro, ouvir uma música, jogar videogame e fazer atividade física. Este momento é seu. Portanto, escolha algo que lhe dê prazer.
Alguns livros são essenciais para relaxar o corpo e mente. Dentre os mais comuns, encontram-se: Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente; Na natureza selvagem; Pedrinhas miudinhas: ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros e Silêncio: o poder da quietude em um mundo barulhento.
Não se cobre demais
O excesso de cobrança é um dos principais motivos pelos quais as pessoas sofrem com a Síndrome de Burnout. Você precisa entender que não é um super-herói. A busca pela perfeição e a vontade de resolver todos os problemas podem atrapalhar bastante a sua rotina.
A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo. Essa condição também é chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e afeta quase todas as facetas da vida de um indivíduo.
A melhor saída é não procurar erros, mas sim entender que eles são normais, seja para as pessoas iniciantes ou para aqueles profissionais que já têm vários anos no mercado.
Nunca é demais lembrar que o erro não pode ser tratado com desleixo. Você deve aprender com eles e superar todos os obstáculos.
Use a tecnologia ao seu favor
Outra dica interessante é ajustar os seus dias e as tarefas no trabalho. A organização pode ser uma ótima saída para deixar tudo em ordem e evitar o estresse.
Existem alguns aplicativos que podem ajudá-lo nessa tarefa. Os mais conhecidos são:
- Wunderlist
- Todoist
- Organizze
- Evernote
- Trello
- entre outros.
Após descobrir como ser mais calmo e tranquilo no trabalho, conheça quais são os melhores cursos de marketing digital para iniciantes. Investir em conhecimento também pode ser uma ótima forma de garantir equilíbrio na rotina profissional.