Empresas que centralizam muito as obrigações e responsabilidades na gestão costumam ter mais problemas com as habilidades dos profissionais, como falta de criatividade e proatividade, além de prejudicar a cultura organizacional também.
Promover a autonomia na equipe, diferente do que pensam, não é sobre atribuir todas as responsabilidades sobre os colaboradores, mas sim mostrar que eles também tem o poder de fazer acontecer no ambiente, sem esperar pela ação da gestão.
Com uma equipe autônoma, os profissionais podem atuar mais ativamente, o que torna a resolução dos problemas da empresa muito mais rápida e eficaz. E não somente isso.
Essa autonomia também estabelece um clima de confiança entre todos, aumentando automaticamente o compromisso geral e até melhorando a saúde do ambiente de trabalho.
Veja neste conteúdo algumas dicas de como ajudar a promover a autonomia no trabalho.
Evite o microgerenciamento de equipe
A promoção de autonomia no trabalho deve partir da própria gestão, através da mudança de postura dos líderes. Se você quer que a sua equipe aja de forma mais autônoma, evite dizer detalhadamente a todo momento o que devem fazer e como devem fazer.
Esse tipo de gerenciamento vai acabar criando uma dependência por parte de seus liderados, impedindo que se sintam incapazes, ou mesmo sem autoridade, para solucionar problemas simples do dia a dia.
Procure estimular mais o amadurecimento do seu time, deixando que eles possam consertar seus próprios erros, sem que isso atrapalhe o desempenho deles.
Mantenha uma comunicação efetiva
A comunicação efetiva no ambiente de trabalho é um dos pontos mais importantes para o desenvolvimento da autonomia da equipe. As responsabilidades só podem ser igualmente compartilhadas quando a comunicação acontece de forma clara.
Já imaginou uma equipe com uma pluralidade de profissionais autônomos, mas que não se comunicam efetivamente entre si? A longo prazo, essa ação vai trazer mais resultados negativos do que positivos ao negócio.
O primeiro passo para promover essa comunicação é fornecer as ferramentas necessárias para isso, como softwares, aplicativos, murais de recado, e-mail etc. Escolha o canal de comunicação que mais funciona no modelo de trabalho da empresa.
Inspire confiança
Quer ter uma equipe mais autônoma? Mostre a eles que você confia 100% no que estão fazendo. Inspirar confiança ao seu time é o primeiro passo para que eles se sintam seguros em poder trabalhar de forma autônoma.
Nessa transição, é comum que erros aconteçam no meio do caminho, e você como líder deve agir com compreensão, sem reprimir a liberdade concedida à equipe.
Quando um profissional que trabalha sempre com medo do erro, muito dificilmente vai se sentir seguro em algum momento para agir por conta própria. Por isso, mostre-se um líder que está sempre os apoiando em qualquer momento.
Invista na capacitação dos colaboradores
A capacitação da equipe também tem um papel muito importante sobre a autonomia, criatividade e eficiência de cada profissional.
Profissionais maduros e experientes na sua função já demonstram autonomia sem precisar que o líder diretamente o incentive. Isso acontece porque quando o profissional é seguro o suficiente para agir, ele não espera que outro faça, pois já é proativo.
É válido lembrar que o processo de capacitação dos colaboradores é contínuo. Ou seja, não adianta investir em cursos específicos para o desenvolvimento de alta performance, enquanto isso envolve o amadurecimento dos profissionais com o tempo.
Para se sentirem completamente seguros em agir por conta própria, eles precisam:
- Reconhecer os próprios limites;
- Ter autocrítica;
- Respeitar os demais liderados;
- Saber arcar com as consequências das próprias ações (negativas e positivas).
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