A ansiedade no trabalho é algo que acontece cada vez mais nos dias de hoje. Afinal, com uma rotina estressante, muito trabalho e insegurança, qualquer ser humano fica passível de sentir essa emoção. A boa notícia é que existem formas de aliviar os sintomas.
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É normal sentir ansiedade no trabalho?
Não é normal, mas é algo comum. Então, se você vem se sentindo ansioso quando está em ambientes profissionais, não está sozinho. Aliás, uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) mostrou os seguintes dados:
- 52% dos trabalhadores brasileiros sentem ansiedade;
- 47% estão cansados com frequência;
- 22% estão desanimados com a situação atual.
Os motivos são variados e se estendem em uma lista longa que muda de pessoa para pessoa, como por exemplo, como elas lidam com a pressão, estresse e conflitos internos. Entretanto, em todos os casos, é preciso encontrar uma solução para mudar a situação.
Falta de empatia
Uma das maiores causas da ansiedade é a falta de empatia dentro da área de trabalho. Enfim, 89% dos trabalhadores disseram sentir isso durante sua jornada, todos os dias da semana.
Foto: mulher com um notebook em cima da mesa sofrendo com ansiedade no trabalho
Causas principais da ansiedade nos dias de hoje
Dores no corpo podem ser a causa mais simples de uma pessoa com ansiedade. Além disso, eventos traumáticos podem mudar a forma com que o seu sistema nervoso reage a certas situações e te tornar uma pessoa mais reativa.
As próprias situações chatas do dia a dia podem ser motivos para pensamentos ansiosos. Por fim, os sintomas mais comuns de uma pessoa sentindo ansiedade no trabalho são:
- Pensamentos acelerados;
- Estado de alta tensão e atenção;
- Respiração rápida;
- Sensação de aperto no peito.
Inclusive, aprender a respirar de modo mais lento em uma hora como essa é importante para diminuir os sintomas. Ademais, a ansiedade é algo que pode ser pontual ou crônico. Por isso, dependendo do caso, é importante que a pessoa busque ajuda médica.
Ansiedade e o intestino
De uma forma resumida, o tipo de bactéria que existe no seu intestino pode gerar uma inflamação dentro de você, mudar os seus hormônios e influenciar nos seus pensamentos.
De acordo com o professor do departamento de patologia da USP Luiz Fernando Ferraz da Silva, pequenas mudanças em um local podem gerar efeitos no resto do corpo, afinal, tudo é uma coisa só.
Dicas para combater a ansiedade no trabalho
A respiração sempre está entre as dicas mais faladas para combater a ansiedade no trabalho. Enfim, de acordo com a Dra. Márcia Merquior, botar em prática as ideias a seguir pode te ajudar a reduzir os sintomas chatos do quadro:
- Evite reagir quando sentir raiva;
- Faça exercícios de forma regular;
- Coma com calma quando for almoçar;
- Reserve tempo para você durante a semana.
A doutora psicóloga da empresa Vita Check-Up Center também diz que, quando não tratada, a ansiedade pode levar a outros problemas da mente e do corpo como a depressão, diminuição do foco e aumento do peso.
Ajuda profissional
Existe um time de profissionais que podem te ajudar se estiver sentindo ansiedade no trabalho. Em primeiro lugar, busque alguém com quem possa falar. Sendo assim, considere fazer terapia com uma psicóloga e seja acompanhado por um psiquiatra.
Dicas para diminuir o estresse no trabalho
O estresse caminha lado a lado com a ansiedade. Então, em vez de tentar aliviar uma crise de ansiedade no trabalho quando ela aparecer, pense em preveni-la antes de tudo. Veja a seguir algumas sugestões:
- Não trabalhe muito em um dia só, analise sua produtividade;
- Descanse uma vez na semana;
- Crie momentos divertidos com os seus colegas;
- Cultive amizades internas.
Ainda mais se o seu trabalho for muito mental, procure ter um tempo para exercitar o corpo e gastar energia física. Isso porque a atividade física faz com que você produza os hormônios de bem-estar que vão te deixar mais relaxado e feliz durante o dia.
Meditação ativa
É uma forma muito boa para diminuir a ansiedade e o estresse diário. Então, tudo o que precisa fazer é escolher alguns momentos do seu dia para estar realmente ali. Assim, viva o momento presente ao invés de ficar pensando sobre e o narrando na sua cabeça.
Você gosta do que faz?
Esse é um dos pilares para uma relação saudável com a sua carreira. Gostar do que faz é algo que te deixará menos ansioso no trabalho porque não estará fugindo daquela tarefa o dia inteiro com a sua mente.
Tente aliar a vocação com interesse pessoal e retorno financeiro. Pode ser que no início isso pareça irreal, mas, com o tempo conseguirá alinhar as coisas ao seu favor, se realmente se dedicar e se esforçar para isso.
Foto de energepic.com