Para aplicar a acessibilidade digital, é preciso tornar o conteúdo digital mais acessível para pessoas com deficiência ou limitações. Portanto, há cerca de 45 milhões de deficientes no Brasil, mas só 2% dos sites são acessíveis em suas produções de marketing.
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O que é a acessibilidade digital?
A acessibilidade digital tem a ver com o fácil acesso para pessoas com deficiência na web. Ou seja, é preciso ter conteúdos de marketing digital mais acessíveis para o público. Com isso, atua como a importância do trabalho em equipe.
No ano de 2012, criou-se o Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade, como forma de focar mais no tema. Assim, a data se inspirou em uma postagem em um blog do desenvolvedor web Joe Devo, que falou sobre a falta de inclusão.
Os números em dados mostram que ainda há um grande rumo pela frente. Pois, apenas 2% dos sites brasileiros são acessíveis para todos os públicos. Desse modo, é preciso que o time de marketing saiba que investir nestes conteúdos não é algo tão difícil.
A acessibilidade digital é algo importante para as empresas. Imagem de Marcus Aurelius no Pexels.
Dificuldades na área de acessibilidade
É preciso ter em mente que o que mais afeta a tecnologia acessiva é a barreira de mentalidade. Isso é um fator que atrapalha os meios de comunicação evoluírem.
Mas, as mudanças vêm aos poucos no dia a dia das pessoas. Afinal, muitas empresas ainda possuem ideias limitadas sobre a liderança inclusiva para aplicar nos sites, além de criar mais os conteúdos digitais.
Como aplicar a acessibilidade digital?
Há muitas empresas que devem aprender a aplicar a acessibilidade digital. Afinal, se atrair o público de forma certa, é possível ter um maior número de vendas para os seus produtos. Assim, veja como ter a inclusão de deficientes no marketing digital:
- adequar as imagens e os vídeos;
- bem como, otimizar os textos;
- melhorar a navegação;
- e por fim, cuidar do design.
Dessa forma, é essencial que as empresas tenham a sua imagem positiva para os seus clientes. Portanto, é uma forma de ter um maior número de pessoas para a sua marca, além de melhorar a experiência do usuário. Isso atua como as ferramentas para criatividade.
Adequações em imagens e vídeos
As pessoas com deficiências visuais e auditivas podem ter mais dificuldades com os seus elementos audiovisuais. Por isso, é essencial ter os melhores recursos para atrair um maior número de pessoas. É importante ter a legenda em libras e uma audiodescrição.
Otimização de textos
Os textos precisam se adaptar para ter um maior acesso para os deficientes visuais e os auditivos. Logo, é importante ter todos os grupos dentro dos seus conteúdos, além de colocar uma estrutura textual mais simples. Bem como, ter uma linguagem mais direta.
Melhorias na navegação
Há como melhorar os elementos dentro das navegações para ter uma plataforma mais segura. Dessa forma, é importante facilitar o acesso para as pessoas que encontram dificuldades em usar as tecnologias. Além disso, é preciso otimizar bem o uso dos seus formatos.
Cuidados com o design
Os desenvolvedores de conteúdo precisam trabalhar em coworking com os designers de conteúdo visual. Entretanto, é essencial trazer boas imagens para evitar o uso em excesso de elementos. Como visto, é uma questão de associar o seu design com as cores.
Como criar conteúdos de acessibilidade digital?
Para criar os conteúdos de acessibilidade digital, é preciso investir em melhores recursos para atingir o público. No entanto, para muitos empreendedores é importante ter um catálogo online para escolher o ponto de venda certo. Veja as dicas para criar o conteúdo:
- tecnologia assistiva;
- conteúdo multiplataformas;
- legendas nos vídeos;
- descrição de imagens.
É importante colocar os recursos necessários para garantir que todos os usuários tenham as mesmas condições e oportunidades. Por fim, é uma forma de transformar os canais digitais em um ambiente mais participativo, para poder trazer uma experiência única.
Tecnologia assistiva
Na prática, as pessoas usam a tecnologia assistiva que resolvem as tarefas mais simples e complexas. Com isso, é fundamental usar softwares, linguagem de libras e comandos de voz para incluir os usuários com limitações.
Conteúdos multiplataformas
Para criar conteúdos cada vez mais inclusivos, é preciso considerar o uso de várias plataformas digitais. Assim, é essencial tornar a comunicação mais acessível por meio de vídeos e imagens. Enfim, é importante ter as melhores estratégias para SEO.
Legendas nos vídeos
O hábito de legendar os vídeos, é uma ótima forma de incluir as pessoas com deficiência auditiva. Desse modo, é possível quebrar barreiras para atingir um maior número de usuários para a sua empresa. Além de manter uma estrutura textual mais organizada.
Descrição nas imagens
Para as pessoas com limitações visual, os leitores de tela são essenciais para as informações na web. Portanto, é uma tecnologia assistiva que converte o texto em discursos mais elaborados. Ou seja, é importante investir em conteúdos textuais.
A acessibilidade digital é importante por ser inclusiva. Imagem de Marcus Aurelius no Pexels.
Por que é importante a acessibilidade digital?
Uma boa empresa precisa se preocupar com a acessibilidade digital. Pois, o seu principal objetivo é ter um maior acesso de pessoas com deficiência nos ambientes virtuais. Como resultado, é uma forma de garantir que todos tenham autonomia e inclusão.
Foto de Jakub Pabis Pexels