No relacionamento interpessoal, a depender do contexto inserido, seja escolar, de trabalho, familiar, religioso ou de comunidade, pode existir uma série de normas sobre a maneira de se comportar, que são mais ou menos apropriados para a situação específica.
Leia também:
- RH inclusivo: entenda o que é e veja 6 dicas de como colocar em prática
- Organização pessoal é um hábito que envolve a disciplina
- Foco no trabalho com o uso de aplicativos inteligentes
Para quê serve o relacionamento interpessoal?
De maneira geral, o relacionamento interpessoal serve para cultivar boas relações, pois se está a todo tempo em contato com outras pessoas. Ser capaz de desenvolver essas interações de forma saudável é um pilar.
Esse tipo de soft skills é o responsável por fazer as pessoas crescerem no meio profissional e pessoal. Quanto maior forem as relações, maiores serão as chances de ter conexões reais com quem está à sua volta.
De que forma a falta dessas relações podem afetar alguém?
Não ser capaz de desenvolver o relacionamento interpessoal torna difícil criar laços, o que pode complicar o convívio geral. Então, para desenvolvê-los de maneira plena é preciso identificar em que meio você está inserido.
Já que não irá agir da mesma forma com seus colegas de trabalho e com a sua família. Nesse sentido, as pessoas, o ambiente e o seu objetivo irão ter influência na forma que se comporta em cada um das situações.
Ao desenvolver o relacionamento interpessoal a convivência fica mais agradável. Imagem de Drazen Zigic no Freepik
Como melhorar o relacionamento interpessoal?
Para melhorar o seu relacionamento interpessoal, você precisa, primeiro, trabalhar o intrapessoal, ou seja, buscando o autoconhecimento antes de focar nas relações com os outros. Para isso, procure se conhecer com as perguntas:
- quais são os meus pontos fortes e fracos?
- preciso desenvolver quais competências?
- o que mais me gera medo?
- quais talentos e habilidades eu tenho?
- tenho atitudes que facilitam ou dificultam o meu processo?
A chave para um bom relacionamento intrapessoal é a sua relação com você mesmo. Nesse sentido, enxergar as suas fraquezas e qualidades, a fim de saber o que deve trabalhar para evoluir nas suas outras interações e com foco no trabalho.
O relacionamento interpessoal pode ter diferentes tipos?
Saiba que o relacionamento interpessoal pode se dar em três diferentes tipos. Ele se refere a conceitos ligados às distintas áreas onde são construídos, sendo eles:
- pessoal;
- profissional;
- virtual.
O pessoal é sobre as relações que se faz de maneira íntima, porque envolve aqueles próximos a você, como a família, amigos e parceiros. Portanto, se traduz na maneira de lidar, agir e encarar cada uma delas.
Já no profissional, por outro lado, trata-se das relações no ambiente de trabalho, sendo comum que se passe cerca de 8h nesse local, é importante ter um espaço com interações saudáveis e amigáveis.
O virtual se refere às conexões no mercado digital, seja por comentários e chats onde as pessoas expressam suas opiniões sobre assuntos, como política, religião e arte. Então, é preciso ter respeito e ser educado.
As relações dividem-se como?
Podem ser unilateral ou bilateral. Sendo assim, esse primeiro é a relação onde só umas das partes ganha, há sempre um número de discussão e conflito, a opinião alheia nunca se considera ou tem como importante.
Nas relações bilaterais, existe a troca de informação entre as pessoas, gerando boas experiências e momentos. Além disso, nele se considera o que o outro tem a dizer e se desenvolve de maneira saudável.
O bom relacionamento interpessoal é o responsável por relações de sucesso. Imagem de peoplecreations no Freepik
Como desenvolver o relacionamento interpessoal no trabalho?
Para desenvolver o relacionamento interpessoal no trabalho comece com a prática da escuta ativa. Ela se refere a receber uma notícia estando focado na fala do outro, dessa forma, se interpreta de modo assertivo o que foi dito.
Bons relacionamentos requerem que você tenha uma atitude positiva. Então, busque ter empatia, cooperação e respeito com os seus colegas, assim irá criar relações mais profundas e saudáveis ao longo de sua carreira.
Todo profissional, ao longo de sua carreira, fará e irá receber críticas, é algo comum e até mesmo necessário. Nesse ínterim, saber como se portar nessas situações é essencial, tanto para apontar erros, como para receber feedbacks de maneira gentil.
De que forma se pratica isso?
Você pode começar a praticar em reuniões e troca de feedbacks, além de aplicar no dia a dia da sua empresa. Desse modo, dose as suas ações e não torne esse convívio um local de positividade tóxica.
Treine para ser capaz de ver os seus erros, assuma as suas falhas e busque caminhos para não repeti-los. Acima de tudo, saiba impor limites e diga não quando for preciso, ou seja, não tente agradar a todos as custas da sua saúde mental.
Imagem de fabrikasimf no Freepik