Uma boa gestão de projetos garante que todo o processo seja feito da melhor forma. Além disso, é através dessa ferramenta que as atividades são criadas de maneira eficaz. Aliás, você também poderá aprender a fazer o gerenciamento da rotina e como implementar.
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O que é gestão de projetos?
Uma gestão de projetos são habilidades técnicas aplicadas em uma tarefa com o objetivo de ter sucesso em cada etapa do processo. Ou seja, é usar o conhecimento para reduzir tempo e recursos para atingir o alvo.
Organizar o projeto faz com que não se perca tempo desde o início ao fim. Além disso, é uma etapa crucial que ajuda a conhecer os passos no processo. Afinal, é através da gestão que é possível garantir bons resultados e atingir as metas.
Vantagem de utilizar a gestão de projetos
Uma das vantagens de gerir projetos é reduzir o tempo gasto para realizar o trabalho. Nesse sentido, ela reúne todas as peças que serão usadas no processo, as organiza, destina um objetivo e define como cada etapa será feita.
Foto: Na gestão de projetos é crucial manter a comunicação com as equipes envolvidas
Qual a importância da gestão de projetos?
Reduzir tempo e recursos é o que faz a gestão ser muito importante. Nesse sentido, para diminuir ainda mais o tempo gasto, existe um guia de boas práticas. Aliás, ele não impõe uma regra padrão, mas mostra os caminhos que podem ser seguidos. Veja:
- Integração;
- Escopo;
- Cronograma;
- Custo;
- Qualidade;
- Recursos Humanos;
- Comunicação;
- Riscos;
- Aquisições;
- Partes interessadas.
Com este guia chamado PMBoK, é possível evitar muitos erros durante o andamento do projeto. Desse modo, se impede riscos, reduz tempo, agiliza o processo e se desenvolve melhores soluções e garante que será concluído com êxito dentro do prazo.
Toda gestão de projetos é temporária
Além do fato de reduzir custos, é importante criar prazos para cada trabalho. Além disso, diminuir tempo e recursos são essenciais, pois a gestão de projetos é temporária, ou seja, tem um prazo para começar e encerrar..
Por que investir numa boa gestão de projetos?
É uma forma de colocar em ação as propostas que estão guardadas há muito tempo. Ou seja, tanto projetos de empresas ou pessoais, a gestão te ajuda a transformar suas ideias em planos que serão concluídos.
O gestor de projetos
Profissional responsável que irá definir e realizar todos os ciclos de um projeto. É alguém capaz de reduzir tanto recursos financeiros quanto humanos, afinal, toda empresa que deseja crescer, investe nesse em pessoas com domínio nessa área.
Funções do gestor
As funções de um gestor vão muito além de conhecer todas as fases do projeto e pôr em prática de maneira criativa e produtiva. Afinal, o profissional precisa saber se comunicar, inspirar, coordenar e conduzir as equipes.
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Quanto ganha um profissional de gestão de projetos?
O gestor formado recebe de início acima dos R$ 2 mil e pode chegar a receber até R$ 6,8 mil. Aliás, o profissional é responsável por todo o processo do projeto e é capaz de constatar e corrigir conflitos existentes. Veja:
- Verifica contratempos;
- Reduz custos;
- Cria o método mais adequado.
Essas são algumas das funções principais do cargo de um gestor de projeto. Afinal, o profissional deve garantir que o trabalho irá atingir o objetivo de prazo, custo e também a satisfação do cliente.
Vale a pena ser um gestor
Além de ser essencial para qualquer empresa, é uma ótima área para se qualificar. Afinal, seu foco é garantir que o projeto esteja dentro do plano definido. Aliás, é por isso que um gestor é muito procurado no mercado atual.
Gerenciar um projeto
No gerenciamento de projetos há alguns fatores importantes como, cronograma, custos, qualidade e recursos. Aliás, embora pareça uma tarefa muito difícil, após definir os passos de cada fase, fica muito mais fácil realizar o trabalho.
Planejar
O primeiro passo é traçar um plano geral de todos os processos do projeto. Além disso, não é preciso colocar em ordem todas as etapas nesta fase. Assim, o foco é apenas definir cada passo que será crucial para produzir a obra.
Organizar
Agora sim, o passo seguinte é deixar tudo na ordem certa com um prazo definido. Desse modo, já será possível prever em cada fase, os imprevistos que podem ocorrer e criar planos de apoio para cada um.
Acompanhar
Muito mais que apenas planejar, organizar e distribuir as funções para cada equipe, é acompanhar. Assim, você irá evitar qualquer transtorno, pois ao constatar qualquer coisa irregular, poderá corrigir e evitar futuros atrasos, gastos e garantir a qualidade do projeto.
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Inspirar
Você precisa lembrar que para ter qualidade no trabalho, as equipes devem estar motivadas. Nesse sentido, gerir um projeto inclui se importar e ter empatia pelo trabalhador. Então, não esqueça de elogiar, recompensar por atingir metas e agradecer pelos esforços.
Objetivo da gestão
É preciso garantir que nada saia dos planos, esse é o objetivo principal desse processo. Afinal, cada detalhe é muito importante para obter sucesso em qualquer projeto. Além disso, por ser temporário, não esqueça que o foco é reduzir tempo e recursos. Ou seja:
- Planejar e organizar as etapas;
- Definir os passos do processo;
- Ter planos reserva;
- Inspirar as equipes;
- Supervisionar.
Para que qualquer projeto tenha sucesso é preciso que haja uma boa gestão. Afinal, o intuito é definir um objetivo e todos os caminhos que devem ser concluídos para atingir a meta com sucesso.
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