A criatividade nada mais é que a capacidade de alguém de produzir, criar e solucionar problemas. Ou seja, está totalmente ligada à evolução da espécie humana. Dessa forma, uma das habilidades comportamentais que mais tem benefícios.
Leia mais:
- Tomada de decisão: veja dicas para escolher de forma assertiva
- Como criar o seu plano de carreira de acordo com as tendências do mercado de trabalho?
- Confira as principais dicas para fazer a sua escolha profissional
Como ter criatividade?
Ter uma ideia nova não é algo que possa ser ensinado, mas existem coisas que estimulam o processo. Mas antes, é preciso entender como funciona. Uma ideia não surge do nada, sem antes passar por quatro estágios.
- Preparação;
- Incubação;
- Insight;
- Verificação.
Provavelmente quando você era criança tinha muita criatividade. Entretanto, as responsabilidades te fizeram deixar de lado as novas ideias. Por isso, aprender a desenvolver essa habilidade depois de adulto é importante.
O primeiro passo para ter um ideia
A preparação é o início do processo criativo. Nele você vai reconhecer e buscar uma solução já conhecida para resolver o problema. Entretanto, esse método não é suficiente, então é aí que entra o estágio de incubação.
Quando você desiste da fase de preparação. Ou seja, abre mão das soluções que já conhece, é quando a sua mente começa a ter várias outras ideias para o problema. O período de incubação pode ser rápido como também levar tempo para ter experiência.
A ideia certa
O insight nada mais é que uma ideia para solucionar o seu problema. Por isso, diversas vezes a criatividade é representada como uma luz. O conhecimento que obteve na fase de incubação fez com que acendesse uma “lâmpada” na sua cabeça.
Será que essa ideia é realmente boa?
Por último vem o estágio de verificação, nela vai se ter a confirmação se a solução encontrada realmente resolve o problema. Entretanto, caso não seja boa, o cérebro voltará à fase de incubação e assim repetir o ciclo até achar aquela que funcione.
Atitudes automáticas da mente
Tudo isso é realizado de forma inconscientemente. Ou seja, você não pensa ou sente em que estágio está, é algo que flui naturalmente. Até mesmo na verificação, o cérebro analisa a ideia e decide se ela é boa ou descartável.
Quais são os principais inimigos da criatividade?
A procrastinação e a alienação são os principais fatores que acabam com o processo criativo. Dessa forma, deixar tudo pra depois e ficar todos os dias na mesma tarefa faz com que a sua mente se acomode.
Todas as fases da criatividade se tornam muito mais difíceis quando você não se expõe a novas experiências. Por isso, tirar um tempo para visitar novos lugares e consumir novas culturas é realizado por artistas.
Crie novas rotinas e saia da mesmice
Você pode quebrar a rotina chata ao realizar uma que te estimule e inspire. Dessa forma, separe dias específicos do mês para ir em shows, museus ou até conversas com outras pessoas da sua área de atuação ou carreira.
Tire o foco do problema
Estar concentrado por muito tempo na mesma coisa só faz com que ela demore ainda mais a se resolver. Então, se distrair com outras coisas e depois retornar terá a chance de encontrar a solução muito mais fácil.
Dormir é também uma forma de tirar o foco do problema. Além disso, o sono trará outros benefícios, como um corpo mais relaxado e uma maior concentração ao retornar a tarefa. Você pode fazer esse teste e ver como ficará mais fácil depois.
Muito mais que apenas ideias
A criatividade está também ligada ao improviso. Dessa forma, quando um músico é criativo não se refere apenas na parte da elaboração. Saber pensar formas rápidas de solucionar algo é muito bem visto pela sociedade.
Como saber que horas a criatividade pode aparecer?
Não se tem o momento certo para que uma ideia surja. Entretanto, para ele ir embora é muito rápido, por isso, é recomendado sempre anotar as suas ideias por mais bobas que pareçam.
Uma mistura de ideias ruim pode fazer com que seja criado uma muito boa. Assim, valorizar o conteúdo que a sua mente cria pode te trazer benefícios a longo prazo. Expor elas a outras pessoas também é uma forma de obter novas ideias.
Como explorar o processo criativo?
Não adianta esperar uma ideia cair do céu sem estimular a sua mente. Portanto, a leitura é a melhor forma para incentivar o cérebro a ter algum conteúdo. Além disso, quanto mais confortável você estiver, mais fácil terá ideias e desenvolverá sua autoeficácia.
Foto de Pixabay