A tomada de decisão é um momento que exige muita reflexão e uma dose de pensamento analítico. Aliás, isso vale tanto para assuntos da vida pessoal, quanto em relação à carreira. Então, para ajudá-lo, confira algumas dicas para que se possa escolher o melhor caminho.
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1 – Pesquise a fundo
Mesmo que julgue conhecer bem a situação, é essencial ir além e mais a fundo, para depois não ser pego de surpresa. Dessa forma, se garante também que a sua decisão seja a mais assertiva possível. Por isso:
- Busque fatos mais aprofundados;
- Faça um levantamento de dados.
Em relação a esse último, é sempre importante fazer isso quando se trata de alguma tomada de decisão no trabalho. Isso porque, ao criar uma proposta ou plano, as informações estarão à sua disposição para consultar quando quiser.
2 – Faça uma análise das suas opções
Para tomar uma boa decisão, sem arrependimentos, é fundamental não escolher algo em definitivo de imediato. Portanto:
- Analise bem todas as suas alternativas;
- Leve em conta também o contexto em que estão inseridas;
- Em seguida, faça uma projeção no futuro com cada uma delas.
Avalie os possíveis desdobramentos a curto, médio e longo prazo, caso você escolha a opção A, B ou C. Então, tem-se uma noção melhor dos prós e contras de cada alternativa. Depois fica mais fácil identificar a mais ideal neste cenário de dúvida.
Seja racional
Qualquer tomada de decisão no ambiente profissional requer que se deixe de lado as opiniões pessoais e favoritismos. Somente assim, será capaz de decidir com base na razão e não na emoção.
3 – Treine a sua inteligência emocional
Como humanos, é impossível não se relacionar com as pessoas, bem como ter opiniões e ideias sobre elas. Por isso, é natural criar simpatia ou antipatia em relação a certo indivíduo ou situação.
Isso, no entanto, prejudica a sua tomada de decisão. Portanto, busque não se prender ou cegar por preconceitos que vem do seu lado emocional. Ainda mais no ambiente de trabalho.
Um profissional que é capaz de separar a razão da emoção, sem dúvida, garante o respeito de seus colegas. Além disso, consegue tomar decisões mais acertadas.
4 – Leve em conta o ambiente e as pessoas inseridas nele antes da tomada de decisão
Nem sempre ouvir os outros é um mau conselho. Aliás, escutar o ponto de vista de outras pessoas não significa que você vai compartilhar da mesma ideia. De fato, conhecer um outro tipo de visão, mais distanciado, pode te ajudar muito em seu processo de decisão.
Basta ouvir com uma dose de senso crítico. No local de trabalho, ter o cuidado de escutar o outro é essencial, em especial, quando se trata de líderes e gestores.
Isso faz com que os colaboradores se sintam parte da tomada de decisão e essa participação pode agregar bons resultados para todo
5 – Tenha a realidade do contexto como foco
Uma escolha é, de fato, a melhor quando se adequa com perfeição ao seu dia a dia. Por isso, é essencial também não se deixar levar por propostas sedutoras e pouco condizentes com a sua realidade.
Esteja certo dos seus limites e tome a sua decisão com base nos:
- Recursos financeiros e humanos;
- Metas;
- Prazos.
6 – Uma boa tomada de decisão exige um plano B
Os imprevistos sempre acontecem, isso é um fato. Mas, uma grande parte deles, é possível de prever e assim, se preparar, ao avaliar a situação bem a fundo.
Dito isso, levante diferentes hipóteses de situações inesperadas e possíveis soluções que podem acontecer no dia a dia da empresa.
Considere também experiências passadas e como a organização, bem como a equipe se posicionou diante delas. A partir disso, então, elabore um plano B adequado a essas situações.
7 – Seja criativo
Uma tomada de decisão de sucesso, assertiva e segura não precisa se basear em critérios rígidos, ou seja, em um padrão. Isso porque, “pensar fora da caixa” pode gerar resultados inesperados, mas positivos.
Esse tipo de atitude, inclusive, pode inspirar os colegas ao seu redor a contribuírem com ideias inovadoras. Com isso, o ambiente de trabalho pode mudar e adquirir um novo frescor.
Você que é um líder ou gestor, não perca a chance de ser original. Dessa maneira, avalie as tendências para essa demanda e busque sempre incluir um diferencial. Os bons frutos dessa ação se refletem tanto no local de trabalho, quanto na percepção do seu público.
Foco e persistência são essenciais na tomada de decisão
Antes de fazer uma escolha, prepare-se para não desistir dela. Pois o que não faltam são desafios e obstáculos ao decidir implementar um novo projeto ou ideia.
Mudar os planos nem sempre é ruim, mas isso não deve acontecer diante da primeira ou segunda dificuldade. Aliás, é preciso ter cuidado quanto a isso, a fim de não ser taxado como alguém inconsistente.
Leve em conta as dicas acima e faça a melhor escolha
O primeiro passo, ou seja, pesquisar a fundo o contexto, é essencial para todo esse processo. Assim, ao segui-lo com sucesso, você garante que as próximas etapas fluam da mesma maneira.
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