As metodologias ágeis são utilizadas no gerenciamento de projetos, para solucionar problemas como tempo e recursos, além também de gerenciar crises com uma visão moderna e eficiente.
Existem diferentes tipos de metodologias ágeis que podem ser usadas em diferentes projetos e tipos de negócio, o que torna-se quase uma obrigação dos gestores conhecer algumas delas para considerá-las em diferentes contextos na empresa.
Então, para te ajudar nisso, elencamos aqui neste post as principais metodologias ágeis do mercado, para você levar soluções cada vez mais inovadoras ao seu negócio.
Continue a leitura!
Scrum
A metodologia Scrum é a mais utilizada nas empresas. Nela, o foco é dividir o projeto em ciclos que duram entre uma e quatro semanas, denominadas sprint, e o que será implementado futuramente é colocado em uma lista de pendência chamada backlog.
No início de cada sprint, a equipe se reúne para fazer a reunião de planning, que como o nome sugere, serve para planejar o desenvolvimento do projeto, determinando o plano e as metas.
Quando uma sprint planning é bem sucedida, a equipe consegue estar alinhada sobre as metas e os compromissos ao longo do ciclo. Algo fundamental em um trabalho em equipe.
Kanban
O chamado Kanban não é necessariamente um tipo de metodologia ágil, mas sim um sistema de organização de atividades que visa maior agilidade no processo. Assim, ele é muito utilizado nos métodos ágeis para organizar as demandas e o trabalho em geral.
O Kanban organiza visualmente as tarefas por status, quadros, considerando as etapas do projeto distribuídas em coluna (a fazer, em andamento e finalizado). Com isso, todos têm um controle visual do andamento de cada projeto.
Algo muito interessante do Kanban é que ele funciona em conjunto ao conceito de just in time, ou seja, ele garante apenas os recursos necessários para as tarefas que estão em andamento. Assim, elimina excedentes ou sobras, o que diminui os custos.
Lean
Criado pelo setor automobilístico , a metodologia Lean consiste em um desenvolvimento de projetos de maneira enxuta e eficiente. O foco dessa metodologia é trabalhar no menor tempo, aplicando o menor recurso possível.
Nesse método, a equipe conta com um fluxo de trabalho muito mais claro e compreensível, com entregas rápidas e atenção redobrada a resolução de problemas no meio do caminho.
Ou seja, com essa metodologia fica fácil gerar economia na empresa, aumentando a inteligência no gerenciamento financeiro, e proporcionando à empresa mais competitividade no mercado.
Extreme Programming (XP)
O método XP é totalmente voltado ao desenvolvimento de softwares, e tem o objetivo de desenvolver um produto com altos níveis de qualidade. O Extreme Programming é desenvolvido a partir de cinco valores:
- comunicação;
- simplicidade;
- feedback;
- coragem;
- respeito;
- mudança.
Junto a esses valores, também existe uma série de práticas que, juntos, conseguem entregar o prometido pela metodologia. As práticas implementadas juntas aos valores são:
- time único;
- jogo de planejamento;
- testes de aceitação;
- fases pequenas;
- desenho simples;
- programação em duplas;
- desenvolvimento orientado a testes;
- aprimoramento do design do software;
- integração contínua;
- propriedade coletiva do código;
- padronização do código;
- metáforas;
- ritmo sustentável.
Apesar dessa metodologia ser voltada à criação de softwares, os valores utilizados podem ser considerados facilmente para qualquer tipo de trabalho, você não acha?
Conte para nós nos comentários, qual tipo de metodologia vocês têm utilizado para dar andamento aos projeto da sua empresa?
Negócio foto criado por freepik – br.freepik.com