Quando o assunto é experiência dentro da empresa, a maioria pensa logo nos clientes, e é claro que com razão. Gerar uma boa experiência aos clientes é o ideal para que conheçam mais a sua empresa, bem como acessar os produtos e serviços.
A mesma lógica se aplica também à experiência do colaborador, você sabia? Afinal, é preciso deixar os colaboradores cada vez mais próximos de suas tarefas e obrigações dentro da empresa.
Quanto melhor for a experiência do funcionário, mais eficiente, eficaz e satisfeita ficará a sua equipe. Algumas empresas já possuem ações específicas para manter uma boa experiência do colaborador.
Se a sua empresa ainda não trabalha com experiência do colaborador, a gente te ajuda nisso.
Processo de integração
Você sabia que a experiência do colaborador começa a partir do processo de integração? Muitas empresas ainda não promovem uma boa integração devido à escassez de recursos e pessoal dedicado a esse processo crítico.
Além disso, é muito comum encontrar empresas em que o setor de recrutamento e seleção é gerenciado pelo próprio diretor, deixando os processos de integração em segundo plano.
Felizmente, já existem muitas ferramentas que automatizam os processos burocráticos da empresa, fazendo com que a equipe tenha mais tempo para focar na integração humanizada dos novos colaboradores.
Comunicação interna
Qualquer pessoa que trabalha ou já trabalhou em escritório sabe o quanto é importante uma boa comunicação para o ambiente. Além de dificultar a realização das tarefas, uma comunicação ruim pode desmotivar os colaboradores.
São diversas as ferramentas de comunicação disponíveis hoje no mercado, sendo impossível não encontrar uma que melhor se adeque às necessidades da empresa.
Mas apesar disso, é imprescindível que a empresa foque em apenas uma ou duas e centralize a comunicação nelas. Ficar pulando de uma plataforma para outra além de dificultar a gestão de canais, vai piorar a comunicação interna.
Colaboração
Assim como a comunicação, as atividades colaborativas também dependem de softwares. As ferramentas de colaboração são essenciais para garantir que os projetos sejam concluídos no prazo e com total cuidado.
Agora com o trabalho remoto impactando diretamente a forma como as empresas operam, a tecnologia é o que vai possibilitar a colaboração efetiva dentro da empresa.
Por isso, busque ferramentas de colaboração que mostram, por exemplo, o volume de tarefas e a quantidade de tempo que cada trabalhador gasta em um projeto específico, para conseguir oferecer uma boa experiência para o colaborador, de acordo com suas necessidades.
Conformidade
Independente do motivo, reunião com RH sempre fez parte da rotina de escritórios modernos. O setor convocava toda a empresa para passar recados que, muitas vezes, poderiam ser passados via e-mail.
Mas agora, também já existem diversas ferramentas para o Recursos Humanos se manter mais próximo dos colaboradores, além de ajudar o próprio setor em seus processos.
Essas ferramentas também têm ajudado o setor a lidar com situações que dependiam de confronto pessoal, melhorando isso para os dois lados.
Treinamento
Alguns anos atrás, o processo de treinamento era longo e trabalhoso, dependendo de meses ou anos de estudo teórico para que a empresa pudesse contratar um profissional a partir da sua formação acadêmico.
Com o home office mais acentuado, diversos cursos e especializações em diferentes áreas estão acessíveis a todos em um clique. As oportunidades de treinamento sucinto e direcionado são maiores do que nunca.
Ou seja, os colaboradores podem facilmente desenvolver suas habilidades de casa. A empresa pode fazer a sua parte ofertando cursos próprios ou ainda oferecendo certos descontos para especializações dentro da área de atuação do colaborador.
A possibilidade de desenvolvimento profissional também está diretamente relacionada à experiência do colaborador.
Foto: Food photo created by DCStudio