Quando as demandas da empresa começam a aumentar, a primeira ação do setor de recrutamento e seleção é abrir novas vagas. Afinal, só assim será possível suprir o novo fluxo.
Automaticamente, quando o assunto é abertura de vaga, é comum pensarmos no recrutamento externo, com divulgação nas redes sociais da empresa, nos sites terceirizados, na busca por novos talentos etc.
Mas o que muitas empresas esquecem é das grandes vantagens do recrutamento interno. Ou seja, oferecer essas novas oportunidades para quem já faz parte da empresa. Alguns dos motivos para desconsiderarem o recrutamento interno são: experiência na função e urgência no preenchimento da vaga.
Além do recrutamento interno ser uma ótima oportunidade de desenvolvimento para os colaboradores, a empresa também tem muito a ganhar com isso, começando pelo baixo custo de contratação.
Se você quer saber como promover um processo de recrutamento interno de sucesso, este post é para você!
1 – Estabeleça regras básicas
Se a sua empresa ainda não tem um conjunto de políticas de recrutamento interno, é importante que você estabeleça algumas regras básicas para o processo, para evitar qualquer complicação durante a nova contratação.
Por exemplo, você pode começar definindo se os cargos serão abertos a todos os colaboradores. Além disso, defina também se os candidatos precisarão consultar seus supervisores antes de se inscreverem para a vaga.
O recrutamento interno é ótimo para encontrar novos talentos, mas certifique-se de que o colaborador possui fit com a função.
2 – Evite favoritar candidatos
Em muitas empresas é comum encontrar favoritismos de colaboradores, seja porque trabalham bem juntos ou porque se sentem no dever de garantir uma promoção. Mas não é bem assim que funciona.
Se você acredita estar tendenciando uma escolha por algum desses motivos, chame uma segunda opinião para te ajudar a promover o recrutamento interno.
Perguntar aos colegas ou ao seu superior qual é a opinião deles sobre determinados candidatos pode gerar alguns insights interessantes que você pode levar em consideração.
3 – Use e abuse das referências internas
Uma das grandes vantagens do recrutamento interno é ter fácil acesso às referências do candidato.
Além de realizar todo o processo de entrevista e testes, consulte os supervisores responsáveis pelo candidato, para conhecer mais a fundo seu comportamento no trabalho e também para saber se o seu perfil é adequado para a função.
Com certeza, ouvir as pessoas que trabalham próximo a ela te renderá bons insights que vão contribuir para a efetivação da vaga ou não.
4 – Promova uma comunicação clara
Se o recrutamento é interno, você não precisa ficar de mistério sobre os processos da empresa, como desempenho da função, benefícios, salário etc. Divulgue os detalhes da vaga e incentive os colaboradores a se inscreverem.
Ainda mais do que incentivar os colaboradores a realizarem sua inscrição para a nova vaga, diga para os supervisores ficarem de olho para oportunidades de crescimento na carreira dos membros da equipe.
Lembre-se que, acima de tudo, o recrutamento interno deve fazer parte do desenvolvimento dos colaboradores que já fazem parte da empresa.
5 – Faça testes rápidos
Aproveite de testes rápidos de raciocínio e teste de digitação para entender perfis e destreza técnica dos candidatos. Evite testes longos ou que demandem muito tempo do candidato. Use o tempo ao seu favor para conseguir avaliar de forma prática, rápida e escalável.
6 – Garanta o profissional certo para a vaga
Ao promover o recrutamento interno, as regras básicas que você estabeleceu servem para garantir que somente candidatos com o perfil se inscrevam para a vaga.
Para isso, reserve um tempo para examinar cada candidato e decidir se o emprego é certo para eles. Além disso, não se precipite ao julgar com base no desempenho atual.
Por exemplo, às vezes um perfil sério, confiável e trabalhador pode não estar apto a ocupar um cargo de gerência logo de imediato, Você pode então oferecer um cargo de líder em vários projetos e ver como ele se comporta para dar a ele essa oportunidade.